Início
NOTÍCIAS
31/03/2011
Néviton afirma que ensino dá tranquilidade às mães para chefiar famílias humildes
De cada 100 famílias da Grande Morada da Serra (CPA), na região Norte de Cuiabá, pelo menos 30 são chefiadas por mulheres. É o maior índice de mães comandando famílias em Cuiabá e, no Brasil, só é superado por capitais do Nordeste.
Com base nessa constatação do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o vereador Professor Neviton Moraes (PRTB), segundo secretário da Câmara Municipal, apresentou indicações à Prefeitura de Cuiabá, aprovadas por unanimidade no Pelnário das Deliberações, para construção de creche no CPA-IV e Centros de Educação Infantil no Jardim das Aroeiras, Residencial Ilza Picolli Pagot, Jardim 1º de Março, Três Barras e Jardim Vitória.
Após aprovação das propostas em plenário, Professor Neviton conversou com o prefeito Francisco Galindo Filho (PTB) sobre o tema e recebeu a garantia de que a Secretaria Municipal de Educação realiza, de imediato, o estudo de viabilidade técnica e, a partir daí, elabora o projeto técnico de engenharia e arquitetura.
“Confio plenamente na sensibilidade do prefeito Chico Galindo para que essas reivindicações sejam atendidas, porque, no caso das creches, por exemplo, milhares de mães de família têm de deixar os filhos sozinhos, sendo cuidados por irmãos adolescentes, por falta de creches”, argumenta o vereador do PRTB.
Professor Néviton lembra que a própria presidenta Dilma Rousseff, primeira mulher a comanda a República, já anunciou a garantia de recursos aos municípios para construir e  custear gastos com creches.
Como educador há mais de duas décadas, o segundo secretário da Câmara afirma que, com mais creches e centros de educação infantil, a municipalidade tende a ampliar a verba recebida doFundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Além disso, as mães vão trabalhar em busca do sustento da família sabendo que os filhos menores estão bem cuidados e com perspectiva de futuro garantido”, observa o parlamentar.
O segundo secretário da Câmara Municipal destacou a importância das creches. “A raiz da desigualdade está na creche. Nela, a criança de uma família de classe média tem acesso a todo tipo de estímulo, alimentação de qualidade. Ter uma política de creche é, sem dúvida, ter uma política educacional; não é uma política pura e simples de assistência social”, justifica Professor Néviton.
O vereador do PRTB aponta que a construção das unidades de educação infantil faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), criado pelo governo federal, em 2007. “Expliquei que o ProInfância integra a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e, portanto, há recursos assegurados, nas parcerias da Prefeitura de Cuiabá com a União, para executar esses investimentos”, completa Professor Néviton Moraes.
Cada Centro de Educação Infantil tem proposto por Professor Néviton tem capacidade para atender cerca 240 crianças até 5 anos de idade, em dois turnos, com oito salas pedagógicas, uma sala de informática, cozinha, refeitório e pátio coberto, entre outros ambientes.
Ronaldo Pacheco

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/09 - 26/09 - CPI da Saúde
21/09 - 27/09 - Audiência Pública - Relatório segundo quadrimestre de 2018 pelo gestor do Sistema Único de Saúde
21/09 - 28/09 - CPI da Saúde
21/09 - Vereador conclama população para jogo do Cuiabá pela final da Série C
20/09 - Bussiki é nomeado membro do Conselho de Bem-Estar Animal
20/09 - Opinião: O “apartheid” profissional
20/09 - LACEC: Ex-coordenadora afirma ter recebido pedido de pagamento superfaturado e que falta de insumos e reagentes favorece terceirizada
19/09 - POLÍTICA NA MESA: Sorteio de jantar na casa do vereador Felipe Wellaton (PV) será na sexta-feira
19/09 - A importância da representação dos cuiabanos no parlamento estadual e federal: memória e perspectivas
19/09 - Vereador critica proposta do executivo e a avalia como “apartheid” profissional
19/09 - Marcos Veloso apresenta moção de pesar aos familiares de Antônio Mulato
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.