Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
05/04/2011
Câmara comemora Cuiabá nos seus 292 anos
Juvenílio Silva

A exposição fotográfica “Espia aí sua cidade” abriu oficialmente, na manhã desta terça-feira, o calendário de comemorações do aniversário de Cuiabá.  

Na ocasião, o 1° Vice Presidente, Arnaldo Penha (PMDB), abriu as comemorações elogiando a exposição, que não é feita apenas de fotos históricas, mas também de diversos elementos que representam a regionalidade, desde objetos religiosos, como santos e outros, até plantas do cerrado e quadros de artistas locais. 

“Eu gostei muito do trabalho realizado pela Secretaria de Cultura e Resgate Histórico, com a exposição e todos os outros elementos, como essa canoa ribeirinho que deixou o ambiente extremamente característico” disse Penha.

 A Secretária de Apoio à Cultura e ao Resgate Histórico, Daniela Ribeiro Cardoso, conta que a canoa veio, de fato, de uma comunidade ribeirinha, especialmente para adornar a exposição, que fica até o dia 15 desse mês, no saguão da Câmara de Cuiabá.  

Ela conta que o ponto alto da abertura foi a declamação de poesia realizado pela escritora Luciane Carvalho, que homenageou, com duas poesias, o Rio Cuiabá e o bairro do Porto, que são dois pontos representam muito bem a capital. 

A exposição nasceu como forma de perpetuar imagens da Capital e incentivar o hábito de valorizar a nossa história, a Secretaria de Cultura da Câmara de Cuiabá irá prestigiar os moradores da cidade, rememorando trechos e pontos históricos da capital, nessa exposição que já nasce prestando homenagem ao linguajar típico cuiabano pelo nome “Ispia aí sua cidade”.

 Daniela explica que o objetivo de resgatar e revitalizar a cultura cuiabana durante a exposição teve sucesso, e para quem quiser conferir, poderá encontrar desde a religiosidade, culinária da terra até trejeitos do povo tradicional, que tem se perdido com o tempo.
“Queremos fomentar a memória do cuiabano e matar a saudade, além de presentear quem não estava aqui há alguns anos para ver como era Cuiabá. Quem não conhece, pode conhecer. Às vezes sabemos da história, mas não conhecemos visualmente as mudanças ” pontua.

Serão cerca de 80 fotos, que revelam uma Cuiabá ainda não vista por muitos.

 


Josiane Dalmagro



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.