15/04/2011
Júlio Pinheiro propõe Plano Diretor para o Centro Histórico de Cuiabá
Fablicio Rodrigues/ALMT
Júlio Pinheiro durante audiência pública sobre a revitalização da área central de Cuiabá na Assembleia

Dentro de menos de uma década, praticamente 25% da economia de Cuiabá tende a ser fomentada pelo turismo. A projeção partiu do presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), ao propor a criação de um Plano Diretor específico para o Centro Histórico da Capital, que terá total apoio do Palácio Pascoal Moreira Cabral.

“Parabenizo o deputado Guilherme Maluf pela brilhante iniciativa de debater esse assunto, já colocado em pauta popular em outras oportunidades, inclusive pela Câmara. O que é feito em Cuiabá, sabemos, torna-se espelho referencial para o restante do Estado”, argumenta ele. “O momento é de nos unirmos e trabalhar o que fazer sobre o tema ora abordado”, emenda Pinheiro.

Este Plano Diretor do Centro Histórico, detalhou o vereador e dirigente da Casa de Leis de Cuiabá, teria enfoque também na questão ambiental, “entre outros objetivos de interesse coletivo da sociedade”. Pinheiro entende que a audiência pública tende a ser o caminho natural para que mais discussões proveitosas levem efetivamente à proposta apresentada no evento.

“Dentro da nova visão da Câmara, voltada hoje para os interesses macros da sociedade cuiabana, podemos trabalhar firmes na construção de um projeto que preserve e amplie as riquezas culturais da Capital. Podem marcar uma nova audiência que o Legislativo endossará seu apoio”, avalia ele.
Júlio Pinheiro crê que, com sua possível restauração, o Centro Histórico possa ser o principal ponto turístico da cidade.

Em amparo à tese de Júlio Pinheiro, o coordenador regional do IPHAN, Cláudio Conde, explica que os 67 hectares que compõem o Centro Histórico de Cuiabá equivalem a um espaço menor do que o Parque Mãe Bonifácia.

“Mas contêm a história local e regional. E é preciso preservá-la. Os primeiros estudos sobre tombamento histórico datam de 85, e já houve quem atribuísse esforços relativos a este assunto como ‘criação de alguns intelectuais’. Parece que conceitos do tipo vêm mudando, ainda bem”, explica ele.

“E embora tenhamos sérios problemas na área central de Cuiabá, com seus casarões antigos, temos conseguido avançar. Trata-se de um a área ocupada e com intensos problemas, mas que podem ser atacados de frente e com sucesso”, completa Cláudio Conde.

Ronaldo Pacheco com Assessoria da Prefeitura