Início
NOTÍCIAS
26/04/2011
Lideranças políticas se unem em prol de solução para falta de água
Luiz Alves
Audiência Pública
A audiência pública realizada ontem (25) na Câmara dos Vereadores de Cuiabá reuniu lideranças políticas de várias correntes em busca de uma solução para o grave problema de falta de água em Cuiabá. Sob coordenação do vereador Antônio Fernandes (PSDB), o debate contou com a presença de representantes mato-grossenses no Congresso Nacional, deputados estaduais, vereadores e sociedade civil e organizada.

Antônio Fernandes reafirmou sua posição de colocar a regularização do abastecimento de água como prioridade do seu mandato, fomentando o debate sobre possíveis caminhos a serem seguidos pelo Executivo Municipal para que os cuiabanos tenham água de qualidade e com fartura nas torneiras.

“Foi um debate sadio, com a presença de políticos, servidores públicos e da população. Independente do modelo que seja escolhido para a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), vamos trabalhar e cobrar que o povo tenha água normalmente, acabando com o transtorno que vivem hoje dezenas de bairros de Cuiabá”, pontuou Fernandes.

O senador Pedro Taques (PDT) parabenizou a iniciativa do parlamentar do PSDB em colocar em pauta um assunto que interfere diretamente na vida dos cidadãos, se posicionando contrário a qualquer hipótese de privatização da autarquia que gerencia a distribuição de água e tratamento de esgoto do município.

“Serviços como saúde, segurança e educação sempre devem ser públicos, conforme determina a Constituição Federal. Na minha concepção, água é saúde e, portanto, não pode ser vendida”, observou. Taques ainda ressaltou que o Governo do Estado tem uma parcela de responsabilidade no atual estágio negativo que se encontra a Sanecap, sugerindo inclusive uma ajuda do Executivo Estadual para sanar os problemas.

“Antes de ser do município, a água era um compromisso do Estado, que estão tem sim responsabilidade sobre a atual situação. Dessa forma, poderia ajudar de alguma maneira, até mesmo isentando a Sanecap de pagar o ICMS, por exemplo, o que garantiria mais capacidade de investimento da companhia”, afirmou o senador.

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) defendeu que o momento não é propício para debater uma privatização da água. “Os problemas realmente são graves, mas não podemos discutir qualquer possibilidade de venda da autarquia em um final de gestão. O ideal é que façamos esse debate dentro da eleição para que o cidadão tenha mais transparência para se posicionar e escolher o melhor caminho para Cuiabá”, enfatizou.

Criador do Fórum de Luta Contra a Privatização da Sanecap, o vereador Lúdio Cabral (PT) elogiou a condução da audiência, destacando o espaço que foi dado para os trabalhadores. “Fiquei muito feliz com o andamento dessa audiência e até parabenizo o colega Antônio Fernandes, que concedeu o mesmo espaço de tempo para a diretoria da Sanecap e para os servidores da autarquia. Também fico feliz por ver que as falas foram todas no sentido de buscar uma solução para a Sanecap sem ter que fazer uma privatização”, avaliou.

Da Assessoria



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
27/05 - ARTIGO - CRISE ECONÔMICA E A COVID-19
27/05 - Vereador diz que emendas na Reforma da Previdência podem atrapalhar o acordo entre o Executivo e servidores
27/05 - Projeto de lei obriga prefeito a prestar contas durante pandemia da covid-19
27/05 - CCJR emite parecer favorável a projeto que aumenta carga horária dos profissionais de tecnologia da informação
27/05 - Reforma da previdência será apreciada na sessão desta quinta-feira (28)
26/05 - CCJR analisa projetos nesta quarta (27) ao vivo nas nossas plataformas digitais
26/05 - CPI do Saneamento tem oitiva marcada para esta quarta (27)
26/05 - Vereadores intermedeiam reunião entre Hospital Geral e Secretaria de Saúde
26/05 - Obras de pavimentação asfáltica serão retomadas no Bairro Despraiado
25/05 - CPI da Semob realiza visita técnica na empresa Rodando Legal, responsável pelo recolhimento de carros apreendidos
25/05 - Juca do Guaraná solicita a inclusão de picolezeiros e pipoqueiros no programa ‘Renda Solidária’
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.