Início
NOTÍCIAS
10/05/2011
Artesanato conquista espaço importante na Câmara
Silva

A valorização das artes e tradições regionais está entre as metas da Secretaria de Cultura e Resgate Histórico da Câmara de Cuiabá, abrindo as portas do Palácio Pascoal Moreira Cabral para as atividades de diferentes segmentos. “No caso do artesanato, regional, por exemplo, houve uma gostosa simbiose de facilidade de adaptação e dividendo aos expositores”, explica a secretária de Cultura e Resgate Histórico da Câmara de Cuiabá, Daniela Ribeiro Cardoso.
 
Estão em exposição temporária, no saguão da Câmara, além do Projeto Arte Pós-Descarte, da equipe do Programa de Educação Tutorial (PET), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), também ‘Delícias da Culinária Cuiabana’ e, em outra vertente, ‘Colares e Bugingangas’.
 
Na exposição ‘Delícias da Culinária’, a cozinheira Vera Lúcia Saturnino da Silva traz guloseimas típicas, como bolos de arroz e de queijo. Há mais de meio século na família, a receita é segredo absoluto e ela não conta para ninguém. “Biscoitos e bolos caseiros são nossa especialidade”, argumenta Vera Lúcia. Se quiser conferir, venha à exposição no saguão da Câmara ou ligue para ‘Quitutes da Vera’ – (0xx65) 9223-9127, para experimentar as delícias do tempero da família Saturnino.
 
Já a exposição ‘Colares e Bugingangas’, coordenado pela promoter Verônica Caznoca, apresenta um misto de produção indígena com ribeirinha, bem ao estilo das comunidades do Vale do Rio Cuiabá. “Nós procuramos espelhar um pouco de cultura através da arte”, justifica ela, ao lamentar que o comércio de produtos do gênero tenha ficado difícil por causa da ‘industrialização’ do artesanato.


Verônica agradeceu ao presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), e à secretária Daniela Cardoso por ter visão e abrir o saguão do Palácio Paschoal Moreira Cabral para receber exposição de produtos de artistas regionais. Ela pondera que é importante que se valorize os colares, brincos, anéis e similares dos artesãos cuiabanos para que a cultura não ‘morra de inanição’. Contato com Verônica: 9976-1903 ou 3052-3203.

Ronaldo Pacheco



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
13/08 - Sessão aprova pareceres de projeto do vereador Adilson Levante em favor de doadores voluntários
13/08 - Vereadores apresentam moção de pesar coletiva pela morte de artista plástico
13/08 - Saad tem dois projetos de sua autoria aprovados pelo Parlamento Municipal
13/08 - Nomenclatura de viadutos e de biblioteca pública são aprovados pela Câmara de Cuiabá
13/08 - Misael Galvão entrega moção de aplauso a policias militares
12/08 - CCJR analisa projetos de lei nesta quarta-feira (12)
12/08 - Sala da Mulher entrega Kits de combate a Covid-19 aos colaboradores da Câmara
11/08 - Escola é revitalizada no bairro Altos da Glória por indicação de Misael Galvão
10/08 - Artigo| Volta às aulas somente com 100% de segurança !
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.