12/05/2011
Câmara de Cuiabá poderá oferecer curso de Linguagem de Sinais

A Câmara de Cuiabá poderá disponibilizar uma sala para serem realizados Cursos de Linguagem de Sinais (Libras). A solicitação partiu do vereador Pastor Washington Barbosa, líder do PRB no Legislativo Municipal, diante dos pedidos que tem recebido de líderes comunitários dos bairros da Capital.

Segundo ele, o curso era anteriormente oferecido pela Casa de Leis, porém, foi paralisado em consequência da reforma no Palácio Paschoal Moreira Cabral. No entanto, após o término dessas obras, o curso não retornou, deixando dezenas de inscritos sem ter onde recorrer.

Pastor Washington disse, na tribuna, que, os cursos realizados foram satisfatórios, pois propagou desenvolvimento social na Capital. Para o parlamentar republicano, a idéia deveria ser seguida também em outros órgãos. “Temos que defender os direitos das pessoas surdas, promovendo sua acessibilidade”, observa Pastor Washington.

No curso, era utilizada uma metodologia que proporcionava uma aprendizagem de maneira simples, rápida e muito atraente, possibilitando os alunos a ampliarem sua capacitação profissional e suas habilidades de relacionamento e de comunicação interpessoal.

“O diálogo através de libras é fundamental aos surdos, proporcionando a eles desenvolvimento e oferecendo ainda apoio educacional, emocional e afetivo à pessoa surda. A sociedade por ser maioria ouvinte, discrimina os surdos por ser diferente e a família apresenta resistência e preconceitos, por falta de conhecimento”, explicou o vereador.

Adrielle Piovezan

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!