Início
NOTÍCIAS
17/05/2011
Representantes do poder público e do comércio debatem revitalização do centro histórico de Cuiabá

Na  sessão itinerante desta segunda-feira (16), que ocorreu no Palácio da Instrução, o  vereador Tiago Nunes ouviu representantes do governo e comércio, sobre a revitalização do centro  histórico de Cuiabá, pensando na Copa de 2014 e na melhoria da segurança, infraestrutura e imagem desse patrimônio cultural. "Temos que acabar com a cracolãndia do centro, melhorar a segurança – que hoje é 99% particular – e escutar os moradores, resovler a questão da imagem e da fiação” diz Tiago.

Entre os projetos, ele adianta que a Rede Cemat se propôs a financiar o projeto de rebaixamento da fiação, que irá melhorar muito a imagem, pois, além de evitar a “emboleira” de fios, também vai evitar o corte de muitas árvores, deixando assim a cidade mais verde e bonita. A sinalização é outro ponto que precisará ser mudado, segundo o vereador. “E por que não um posto de saúde no centro, assim como um posto fixo de policiamento”. A revitalização inclui a rede de esgoto e reurbanização do centro histórico.
O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural Nacional (Iphan-MT), Cláudio Comte, pontuou a importância desse tipo de discussão, “de políticas reunidas, pensando no Centro Histórico”, e citou uma avanço já realizado na questão visual do centro, que é a recuperação das fachadas, com a diminuição do tamanho das letreiros do comércio, que valoriza a arquitetura original.

Já o presidente da Associação dos Logistas de Centro Histórico de Cuiabá (Achicba), Paulo Salém, parabenizou a Cãmara de Cuiabá pela iniciativa em discutir a questão, mas reclamou do fato de que, “existem pequenos problemas urgentes que podem ser resolvidos pela prefeitura, mas não o são”. “Precisamos de todos envolvidos para que a revitalização ganhe musculatura e assim consigamos recuperar essa patrimõnio. É a nossa imagem para o mundo. O turista não vai visitar o shopping”.
O diretor de assuntos estratégicos da Agecopa, Yuri Bastos Jorge,  colocou a Agência como parceira do centro histórico nesse projeto de revitalização e garantiu que a Secretaria de Estado de  Turismo, já liberou cerca de R$ 30 milhões para o rebaixamento da fiação elétrica do centro histórico.
Após todo o debate, Tiago Nunes garantiu que irá marcar uma reunião com o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, para tratar  e cobrar  todos os pontos debatidos e propor as repectivas melhorias e formas de de começar essa grande mudança na cara do centro da cidade.

 

 

Josiane Dalmagro



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
10/08 - Lei de Diego Guimarães institui plano emergencial de ativação econômica em Cuiabá
10/08 - CPI do Feminicídeo encerra os trabalhos
08/08 - Nota de Pesar | Bispo Dom Pedro Casaldáliga
07/08 - CPI do Saneamento prossegue com oitivas nesta sexta
07/08 - Vereador Abilio homenageia a Polícia Militar pelos 13 anos da Coordenadoria de Assistência Social
07/08 - Projeto aprovado em sessão homenageia líder comunitária do 1º de Março
07/08 - Sala da Mulher entrega kit combate covid-19 para área da limpeza
07/08 - Nota de Pesar| Laurice de Souza da Silva
06/08 - Vereadores aprovam e Juca do Guaraná será homenageado com nome em viaduto
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.