Início
NOTÍCIAS
19/05/2011
Assistentes sociais pedem apoio dos vereadores para cumprir lei que regulamenta a profissão

O presidente do Conselho Regional de Serviço Social da 20ª Região, Aparecido Samuel de Castro Cavalcante, pediu apoio aos vereadores de Cuiabá para que dêem apoio à classe quanto à aplicação de Lei que assegura 30 horas semanais de trabalho aos assistentes sociais da Capital. Segundo ele, a categoria exige, também, do Poder Executivo, aumento salarial e concurso público com vagas voltadas aos profissionais da área.

“O Poder Legislativo precisa intervir junto ao Executivo para que a Lei aprovada no ano de 2010 no Congresso Nacional seja cumprida em Cuiabá”, afirma ele.

Aparecido Cavalcante citou  ainda que a Secretaria de Saúde do Município retirou o salário de insalubridade dos profissionais que trabalham no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. “Os assistentes que trabalham na Saúde de Cuiabá recebem um salário de cerca de R$ 700 reais, como profissionais de ensino fundamental. Creio que não podemos ser desrespeitados dessa maneira”, reclamou o presidente do Conselho.

Em contrapartida, a vereadora Lueci Ramos (PSDB), que também é assistente social há mais de 20 anos, assegurou que não medirá esforços para que a Lei seja cumprida. “A lei é federal e o direito é nosso, portanto, é obrigatória ser cumprida”, disse ela, que é a única vereadora do parlamento.

Lúdio Cabral, líder do PT no Legislativo, na tribuna, afirmou que vai colaborar com a categoria, na formulação de um projeto para que seja criada uma tabela remuneratória municipal, melhorando e igualando o salário de todos, para não acontecer como em algumas secretarias, que pagam um valor salarial abaixo do piso.

Para o vereador Pastor Washington (PRB), a eficácia da Lei Federal não pode ser burlada e vai apoiar a valorização da categoria, que é por direito e por merecimento. “A categoria terá todo apoio que precisar,” apontou.

Antônio Fernandes (PSDB) propôs durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (19/05) um requerimento assinado por todos os vereadores para ser entregue ao Prefeito de Cuiabá, solicitando o cumprimento da lei na Capital.

Para comemorar a semana do Serviço Social, assistentes estão se mobilizando na maioria dos Estados brasileiros para a valorização da categoria. “Estamos nos mobilizando, realizando palestras em faculdades, criando projetos e estabelecendo regras para a valorização da profissão, e o mais importante queremos o cumprimento da lei”, enfatizou Castro Cavalcante. “A lei não é opção é um direito conquistado”, completa.

Cerca de 50 assistentes sociais participaram da sessão. Também marcou presença o atual secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, ex-vereador Mário Lúcio. Já foi solicitado à equipe técnica da Prefeitura, segundo Mário Lúcio, um estudo de impacto na folha de pagamento dos assistentes sociais, com objetivo de fazer cumprir a lei e a meta salarial. “Assumirei o compromisso de mudar a atual situação da categoria, porém gradativamente”, observa Mário Lúcio. 

Adrielle Piovezan



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
30/06 - Vereadores aprovam projetos e requerimentos na sessão desta quinta-feira
30/06 - CCJR analisa 17 processos durante 17ª reunião ordinária
28/06 - Conscientização da violência contra a pessoa idosa é tema da Tribuna Livre desta terça
28/06 - Lei aprovada conscientiza munícipe a preservar o Rio Cuiabá
28/06 - Tribuna expõe projeto de Revitalização do Centro Histórico de Cuiabá
28/06 - Presidente da Câmara atende mais de 78 bairros com serviços e obras
28/06 - Vereadora propõe discussão sobre a cidadania LGBTQIA+ durante Tribuna Livre
28/06 - Vereadores analisam pareceres na sessão ordinária desta terça-feira
28/06 - Vereador realiza sessão solene alusiva ao Dia do Meio Ambiente
28/06 - Vereadora realiza audiência pública para discutir políticas públicas aos imigrantes
28/06 - Vacinação contra Influenza é ampliada para toda a população cuiabana nesta terça-feira (28)
27/06 - Lei que trata da publicização do fluxograma da jornada do paciente TEA ou outra neurodiversidade é promulgada
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.