20/05/2011
Dia do Meio Ambiente será marcado com audiência pública na Câmara de Cuiabá
Luiz Alves

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, será marcado com audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá. Requerido pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), o evento será realizado no dia 3 de junho, a partir das 8h30, no Plenário das Deliberações do Palácio Paschoal Moreira Cabral.

Para o presidente da Câmara, a audiência tem o objetivo de discutir e apresentar propostas para melhoria do saneamento básico e o seu impacto no meio ambiente, em especial, no rio Cuiabá. Os vereadores também irão discutir as alternativas para se chegar à universalização dos serviços de água e esgoto em Cuiabá, em caráter de urgência, antes da Copa do Pantanal de 2014.

Há anos, a Capital mato-grossense enfrenta sérios problemas com a falta de água, que atinge grande parte dos bairros. “A Câmara de Cuiabá tem buscado soluções para melhorar o sistema de abastecimento de água. Nunca houve omissão no debate do tema”, assegura ele.

“Agora, para marcar o dia do meio ambiente, vamos debater esta situação além de assuntos relacionados à questão ambiental. Toda a sociedade cuiabana precisa ter consciência da importância de se preservar o meio ambiente, principalmente o nosso rio Cuiabá”, garante Pinheiro.
Participarão do evento o representante do Instituto Trata Brasil, Edison Carlos, que falará sobre a situação da prestação dos serviços de esgotos nas principais cidades brasileiras e o professor Frederico Turolla, da Fundação Getúlio Vargas, que apresentará as soluções disponíveis para os municípios de acordo com a nova lei de saneamento.

Andréia Cruz