Início
NOTÍCIAS
23/05/2011
Principais santos da cultura cuiabana serão recebidos na Câmara de Cuiabá

Os dois principais santos da cultura religiosa da região metropolitana de Cuiabá vão estar no Palácio Paschoal Moreira Cabral, em menos de um mês. A peregrinação santificada começa, nesta quarta-feira (25), na Câmara de Cuiabá, quando recebe a imagem de São Benedito. O presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), e demais parlamentares, vão receber os religiosos que trarão a imagem e serão recebidos com o tradicional “Chá cô bolo” e uma missa.

A imagem do santo vai passar 24 horas na Casa. “Estamos procurando, mais uma vez, enaltecer a cultura cuiabana, como é desejo do presidente Julio Pinheiro, e de toda a população”, pontua a secretária de cultura da Câmara de Cuiabá, Daniela Cardoso.

 “A religiosidade faz parte da tradição cuiabana, por isso fazemos questão de receber a imagem de São Benedito na Câmara de Vereadores”, diz Júlio Pinheiro.

 Já para o Senhor Divino, padroeiro de Cuiabá, será preparada um sessão solene com entrega de diplomas de Honra ao Mérito, no dia 10 de junho, a partir das 9 horas, no Plenário das Deliberações. “A Festa do Senhor Divino passa a ser oficialmente aqui. O santo abre as comemorações na Casa dos Governadores e fecha aqui”, afirma Daniela.

A festa de São Benedito é uma das maiores festas religiosas do Estado e do Centro-Oeste. Ela ocorre todos os anos, na conhecida na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a mais antiga de Mato Grosso.

Os preparativos começam a ser feitos um ano antes na última terça-feira do mês de julho e a festa principal ocorre sempre no primeiro domingo de julho, mas antes disso começam as visitas da imagem e da bandeira do santo a estabelecimentos comerciais, residências e órgãos públicos.

Durante os festejos, ocorrem shows de danças folclóricas como o siriri, cururu, congo, boi-a-serra e dança do mascarado, além de farta distribuição de guloseimas da culinária cuiabana.

O culto ao festeiro da cidade ocorre desde a época dos escravos, quando da fundação da cidade, mas só em 1823, que a irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Cuiabá e São Benedito pediu autorização ao imperador D. Pedro I para o culto a São Benedito.

O santo preto nasceu em 1526, na ilha da Sicília, Sul da Itália, onde foi pastor de ovelhas e lavrador. Aos 18 anos, resolveu consagrar-se ao serviço de Deus. Aos 21, foi viver entre os irmãos eremitas de São Francisco de Assis, quando fez os votos de pobreza, obediência e castidade. Nessa época, andava descalço pelas ruas e dormia no chão, sem cobertas, e gostava de conversar com os moradores da região ensinando orações.

Em maio de 1807, o Papa Pio VII e 27 cardeais declararam Benedito de Filadelfo Santo da Igreja. E foi assim que ele se tornou um dos santos mais populares do mundo, principalmente no Brasil, onde boa parte da população é negra, ou, no mínimo, tem origens negras.

Josiane Dalmagro



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
07/07 - Bazar Delas pra Elas é realizado na na Praça Moreira Cabral até esta sexta
06/07 - Vereador destaca trabalhos realizados em 18 meses de mandato
06/07 - Câmara realiza segunda audiência pública para debater a LDO 2023
05/07 - Vereador do partido Republicanos realiza indicações para diversos bairros da capital
05/07 - Vilma Barros é empossada vereadora por Cuiabá durante licença de Kássio Coelho
05/07 - Câmara aprova projetos e pareceres na sessão desta terça-feira
05/07 - Vereador é convidado a representar a classe de trabalhadores técnicos da educação
04/07 - Audiência Pública debate Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023
04/07 - Vereador realiza sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro Militar
01/07 - Secretaria de Ações Institucionais realiza reunião para debater inclusão, direitos humanos e diversidade
01/07 - O Papa e Santo João Paulo II recebeu título de Cidadão Cuiabano em 1991
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.