24/05/2011
Siriri Alma Cuiabana pede valorização da cultura, na Câmara Municipal

O presidente da Associação de Siriri Alma Cuiabana, Anderson Rogério Silva Pereira, cobrou dos vereadores da Capital apoio quanto à valorização da cultura cuiabana e na realização do Festival Cururu Siriri de Cuiabá. O presidente relatou, na tribuna livre da sessão ordinária desta quinta-feira (24/05), que é latente a falta de recursos, ações e propostas que amparem a tradição cuiabana.

Segundo ele, há descaso e abandono por parte do poder público. “A cultura cuiabana caiu no esquecimento, é essencial revitalizá-la, pois é ela quem representa Cuiabá, precisamos fazer bonito, principalmente, com a chegada da Copa do Mundo de 2014, em que o mundo inteiro estará com os olhos voltados para a nossa cidade”, argumenta.

Ainda na sessão, Anderson deixou uma sugestão aos parlamentares.“Devemos levar a cultura cuiabana para a grade curricular das escolas”. Segundo ele, a cidade sem cultura não significa nada.

De acordo com o presidente da associação, existe cerca de 10 grupos de dança regional em Cuiabá, são 10 comunidades integradas com o siriri e cururu na Capital.

A vereadora Lueci Ramos (PSDB), na tribuna, observou a falta de investimento na Cultura de Cuiabá. “O cururu e o siriri não pode deixar de existir, é uma forte manifestação cultural, é a nossa tradição,” disse.

O vereador Pastor Washington Barbosa, líder no PRB na Câmara de Cuiabá, afirmou que o incentivo à cultura é respeito ao povo cuiabano. Ele pondera que todo o mundo deve conhecer as tradições pantaneiras, que tanto orgulham o povo mato-grossensee que aqui vivem. “A cultura cuiabana precisa de incentivo, estaremos apresentando propostas de incentivo, é necessário pois é a nossa cultura e raiz”, completou o parlamentar republicano.

Adrielle Piovezan

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!