Início
NOTÍCIAS
01/06/2011
Entidade internacional lança na Câmara de Cuiabá campanha pelo Trabalho Decente

Membros da Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), o coordenador de projetos do Mercosul da ICM, Maurício Rombaldi, e o representante regional da entidade, Nilton Freitas lançaram no Plenário da Câmara de Cuiabá na manhã de ontem (31/05), na tribuna livre, a “Campanha pelo Trabalho Decente para a Copa do Mundo Fifa no Brasil, até 2014 e além”.

O movimento visa garantir que as obras preparatórias para a Copa do Mundo obedeçam às normas da Organização Internacional  do Trabalho (OIT) quanto ao trabalho decente, combater a exploração do trabalhador e garantir retorno social às cidades-sede.

A ICM é uma federação sindical global que reúne 328 sindicatos que representam 12 milhões de membros em 130 países, com sede na Suíça e escritórios regionais e de projetos no Panamá e na Malásia, África do Sul, Índia, Burkina Faso, Bósnia Herzegovina, Bulgária Chile, Curaçao, Quênia, Coréia do Sul, Tailândia, Rússia, Peru e Brasil.

De acordo com Maurício Rombaldi a ICM visitará as 12 cidades-sede da Copa do Mundo. No qual também estão previstas visitas às obras da Arena Pantanal e ao Aeroporto Marechal Rondon em Cuiabá.

Na Capital a luta está sob o comando do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) e pela Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso (FETIEMT), atraves do presidente do sindicato, Joaquim Santana, e do presidente da federação, Ronei de Lima.

Uma das metas da campanha é garantir a participação das entidades sindicais nas discussões sobre as obras desde o seu início, estabelecendo acordos coletivos de caráter nacional com as empresas contratadas e subcontratadas, garantindo compromisso com condições decentes de trabalho.  E também que as organizações sindicais se envolvam na produção de políticas públicas de saúde e segurança do trabalhador, que as empresas assumam compromisso com a meta de ter zero de acidentes como referência do sucesso e para a entrega das obras. Salários dignos, combate ao trabalho informal, inserção de mulheres e jovens no mercado de trabalho e criação de programas de capacitação para os trabalhadores também estão na pauta de reivindicações.

Adrielle Piovezan com Assessoria - ACP



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
10/04 - Nota de pesar | Toshio Doi
10/04 - Em reunião com secretária, vereador Eduardo Magalhães verifica plano e novos pontos de vacinação na capital
10/04 - Segurança da Coletividade é pauta de reunião no bairro Duque de Caxias em Cuiabá
09/04 - Artigo - 100 dias de trabalho, trabalho e muito trabalho
08/04 - Câmara lança vídeo em homenagem ao aniversário de Cuiabá
07/04 - CCJR aprova pareceres de projetos durante reunião nesta quarta
07/04 - Alex Rodrigues toma posse como vereador
07/04 - Durante reunião, conselheiros tutelares apresentam demandas a vereadores
07/04 - Dr. Luiz Fernando solicita que município trate pacientes com sequelas da covid
06/04 - Câmara aprova projetos e pareceres na sessão desta terça
06/04 - Tribuna Livre discute temas voltados à saúde
06/04 - Parceria facilitará que setor do comércio acompanhe trabalhos legislativos
06/04 - Em uma semana, Juca do Guaraná Filho apresentou 52 indicações para melhorias nos bairros
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.