01/06/2011
Praça Moreira Cabral conquista status de opção gastronômica para comidas típicas cuiabanas
Silva
Pelo menos 1.500 pessoas devem passar nas noites de terças-feiras, das 17 às 22 horas, pela Praça Moreira Cabral, na rua Barão de Melgaço, a partir de agosto. É o prazo projetado pela Secretaria de Cultura e Resgate Histórico da Câmara de Cuiabá, para que seja consolidada a Feira Gastronômica do Centro Geodésico da América do Sul, porque é quando não terão mais festividades com gastronomia, como as festas religiosas de São Benedito e Senhor Divino Espírito Santo e, ainda, a Exposição Agropecuária e Industrial de Cuiabá (Expoagro 2011), no Parque Senador Jonas Pinheiro.

“Pelo que vem acontecendo, tenho certeza de que teremos condições de perenizar essa Feira, neste espaço”, argumenta a secretária de cultura da Câmara, Daniela Ribeiro Cardoso.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), apontou a variedade do cardápio, baseada na culinária regional, disponibilizando, por exemplo, Maria Izabé (carne seca com arroz), galinha com arroz, mujica de pintado, mané pelado, pixé e outras guloseimas.

Cuiabano de família tradicional, o vereador Leonardo de Oliveira (PSDB) crê que a culinária cuiabana seja uma das mais variadas. “Por certo, aqui vai se tornar o ‘point’ da comida cuiabana”, avalia Leonardo.

O vereador Misael Galvão (PR) apontou o fato de a feira ser no antigo Campo D'Ourique, centro Geodésico da América do Sul e local, historicamente, freqüentado pela cuiabania. “Até mesmo pela localização, essa feira tem tudo para dar certo”, observa Misael, que conhece do assunto, porque é comerciante e presidente da Associação do Shopping Popular de Cuiabá.

Para o vereador Pastor Washington Barbosa (PRB), a própria história do local onde está instalada a sede do Pode Legislativo de Cuiabá contribui para o sucesso do evento. “Percebi que existe o hábito do cuiabano de ir à feira para comer e isso é bom manter  e  valorizar a área central e histórica da Capital”, afirma Pastor Washington, que veio do Rio de Janeiro e há 11 vive em Cuiabá.

“Sem dúvida, gostei muito dessa feira, pois temos poucas opções de lazer nessa região central de Cuiabá”, concorda o vereador licenciado Edivá Pereira Alves (PSDB), secretário Municipal de Trânsito e Transporte (SMTU).  A partir da próxima semana, segundo Edivá Alves, a SMTU deve fechar uma faixa da rua Barão de Melgaço, desde a travessa Desembargador Ferreira Mendes, até

Os vereadores Toninho de Souza e Advair Cabral, ambos do PDT, também visitaram a feira, na noite da última terça-feira. “Considero, aqui, o novo ponto de encontro da cultura cuiabana não atraiu somente os moradores da região central”, aponta Toninho.

Ronaldo Pacheco