01/08/2007
Prefeito sugere comissão mista para analisar doações de áreas públicas e anuncia investimentos
O prefeito Wilson Santos (PSDB) sugeriu a formação de uma comissão mista entre os poderes Executivo e Legislativo para fazer o levantamento e a fiscalização das áreas públicas doadas pelo município a empresas e entidades privadas nos últimos trinta anos. A sugestão foi apresentada, na manhã desta quarta-feira (1), durante a solenidade de apresentação das ações implantadas no primeiro semestre na Câmara Municipal de Cuiabá.

Na ocasião ele também anunciou a doação de uma área no bairro Jardim Cuiabá para a empresa do setor de lapidação de diamantes, Mineração Nova Oriente, que promoverá investimentos da ordem de R$ 40 milhões, gerando 150 empregos apenas no primeiro ano de funcionamento. Até o quinto ano, a empresa pretende contar com mais de 800 funcionários. O terreno doado pela Prefeitura possui 12 mil/m, situado na Avenida 8 de abril. A empresa será instalada em um espaço de 5mil/m e, em contrapartida, terá que construir uma praça na área restante.

Os vereadores Deucimar Silva (DEM), Luiz Poção (sem partido), Enelinda Scala (PT), Nona da Luz (PSDB) demonstraram preocupação com dispositivos legais na lei para que a área seja retomada pela Prefeitura caso a empresa não cumpra com as metas estabelecidas nos prazos fixados. “A Câmara já aprovou o novo Plano Diretor da cidade, que estabelece em até dois anos o prazo para que os investimentos sejam concretizados”, disse o prefeito.

Na condição de diretor presidente da Mineração, Dou Riger, respondeu a todos os questionamentos e assegurou que a obra será iniciada ainda no mês de agosto, com tecnologia proveniente de Israel. A escolha de Cuiabá, segundo Riger, deve-se à vocação histórica da região para a mineração. “Os diamantes de Mato Grosso são os melhores do Brasil, tanto em quantidade como em qualidade. O casamento da tecnologia com o potencial da região vai propiciar o surgimento do primeiro Pólo Joalheiro de Mato Grosso”, frisou Wilson Santos.

A proposta da mineração é trabalhar na extração, polimento e exportação, na definição do empresário, uma casamento perfeito na união do potencial mineração, da história e da tecnologia. A empresa por sua vez, se compromete em fundar e manter uma fundação voltada para ensinar toda a tecnologia de lapidação de diamantes para as crianças carentes do município.

“Fico feliz e volto a ressaltar a importância de conseguirmos atrair investimentos de tão longe para Cuiabá, ao mesmo tempo em que abrimos novos postos de trabalho”, destacou o vereador Deucimar.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro