01/08/2007
Memorial das Águas resgata obra histórica
O prefeito Wilson Santos (PSDB) apresentou aos vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta quarta-feira (1), as principais obras de infra-estrutura e saneamento que deverão ser inauguradas durante sua gestão. Na ocasião, Santos destacou a importância histórica do Memorial das Águas, um projeto que resgata as ações de Júlio Mulher, como a construção do primeiro reservatório de Cuiabá. A estrutura abriga uma estação de tratamento com capacidade para operar 230 litros por segundo.

O projeto estabelece ainda a construção de um auditório climatizado com 150 lugares e deverá promover palestras para estudantes na discussão de temas ligados a preservação histórica e meio ambiente.

No local deverá funcionar uma lanchonete para atendimento dos visitantes. A proposta é tornar o local ponto de encontro e de atração de turistas. A obra, orçada em R$ 2 milhões, foi viabilizada a partir de uma parceria com Governo do Estado, que liberou a contrapartida no valor de R$ 500 mil.

O prefeito Wilson santos pediu o apoio dos vereadores na aprovação do projeto de lei que denomina de José Luiz de Borges Garcia (in memorian) a antiga Estação de Tratamento de Água (ETA) da Avenida São Sebastião. “Queremos homenagear uma personalidade que pode ser considerada o papa do saneamento de Mato Grosso”, destacou o prefeito.

Filho do ex-governador Garcia Neto, o engenheiro já ocupou o cargo de presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e prestou importante contribuição para a cidade, promovendo ações que resultaram em mais qualidade de vida para a população.

Ao anunciar os investimentos em saneamento, fruto da verba liberada pelo Governo Federal por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), o prefeito Wilson Santos garantiu que a inauguração da nova ETA do Tijucal, à margem esquerda do rio Coxipó, será dentro de 45 dias. “Assim que ela começar a operar, vamos desativar momentaneamente a antiga para fazermos os reparos necessários”, disse. De acordo com Santos, a inauguração da nova obra vai possibilitar a universalização do acesso à água em Cuiabá “por um período mínimo de 15 anos”.

Assessoria: Secom CâmaraCba