03/08/2007
Câmara homenageia Edgar Curvo e Barão Viégas
Secom Câmara/CBA
Corredores da Câmara recebem denominação de veredas
As antigas alas A e B passaram à denominação de ‘veredas’ em homenagem aos dois ex-parlamentares que passaram pela Casa de Leis em distintas épocas. No entanto, pelos grandes feitos à população por meio de seus mandatos, recebem o reconhecimento do colegiado da atual legislatura, que, com grande alegria resolveu deixar um marco em nome dos ex-vereadores, ambos falecidos em março deste ano.

Para o presidente da Casa, vereador Lutero Ponce de Arruda (PP), a homenagem é mais do que justa, embora quisesse tê-la feito enquanto os dois homenageados ainda estivessem vivos. “Muito entristecidos ficamos com o passamento dos saudosos vereadores Edgar Curvo e Barão Viégas, autores de inúmeros Projetos de Leis que vieram ao encontro das necessidades da nossa querida terra”, lembrou o parlamentar.
Em seu discurso, Lutero ainda destacou aos presentes: “Inspiradíssimo estava o edil Edgar Curvo, quando de sua resolução foi oficializado o hino a Cuiabá, letrado pelo professor Ezequiel de Siqueira e os brasões de nossa Cidade verde e do estado de Mato Grosso de autoria do historiador João Severino da Fonseca. Estímulo ao pensamento e à atividade criadora, também Barão Viégas marcou sua passagem por este Parlamento Municipal nas proposituras ligadas, principalmente a área médica, uma de suas grandes paixões”.

Muito comovidas, as viúvas dos ex-parlamentares agradeceram as homenagens. “Fico feliz por ver que o Edgar teve amigos aqui. Ele, que sempre foi homem exemplar e amava Cuiabá, hoje faz muita falta a todos”, destacou Peti Curvo. Igualmente comovida, Josiane Meire Nardez Viégas enalteceu a homenagem ao seu falecido marido.

Lutero lembrou com saudosismo a passagem dos dois homenageados pelo Parlamento, e contou trechos de histórias vividas ao lado dos dois, quando havia reuniões familiares e de lazer. Lembrou o incessante trabalho de Curvo, com relação ao atual prédio da instituição, cujo terreno foi negociado com o Estado, na década de 60, quando ainda era vereador por Cuiabá.

O vereador Luiz Marinho (DEM), que foi grande amigo de Viégas, lembrou de grandes momentos de ambos. Bem como o vereador Luiz Poção (sem partido), que discursou em nome de todos os parlamentares.

Veja na íntegra o discurso proferido pelo presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce de Arruda (PP), durante a solenidade de inauguração das veredas.

Senhoras e Senhores
“Na antiga Grécia, o local em que os políticos se reuniam era chamado de Câmara porque era coberto por abóbadas semelhantes às das famosas catedrais. Hoje reabrimos este nosso espaço, entrada principal da Câmara Municipal sem abóbadas monumentais, porém, engalanada culturalmente e tendo agora como missão primordial, além da Lei e da Ordem, a inclusão social nas artes plásticas, na culinária típica e no artesanato da terra.

Simultâneo e orgulhosamente, nesta data, temos o prazer de inaugurar e nominar junto aos parentes, amigos, políticos e autoridades aqui presentes, os dois passadiços laterais que interligam este saguão de entrada aos gabinetes dos senhores ilustres vereadores, nominando estas duas passagens de “Veredas Barão Viégas e Edgar Curvo”. Aliás, feliz associação existe no português arcaico entre vereda – caminho estreito – e vereador: administrador de caminhos e coisas de interesse municipal.

Muito entristecidos ficamos com o passamento dos saudosos vereadores Edgar Curvo e Barão Viégas, autores de inúmeros Projetos de Leis que vieram ao encontro das necessidades da nossa querida terra. Inspiradíssimo estava o edil Edgar Curvo, quando de sua resolução foi oficializado o hino a Cuiabá, letrado pelo professor Ezequiel de Siqueira e os brasões de nossa Cidade verde e do estado de Mato Grosso de autoria do historiador João Severino da Fonseca. Estímulo ao pensamento e à atividade criadora, também Barão Viégas marcou sua passagem por este Parlamento Municipal nas proposituras ligadas, principalmente a área médica, uma de suas grandes paixões.

Felizes estamos em perpetuar nesta Casa de Leis essas singelas, porém significativas e eternas homenagens a esses dois mato-grossenses que souberam assinar suas passagens nesta Câmara Municipal deixando indeléveis e marcantes pegadas de homens públicos honrados e probos. A partir de agora pisaremos de mansinho nessas veredas com o pensamento sempre voltado ao exemplo de vida desses dois dignos companheiros.

Finalizando senhoras e senhores eu lhes digo: esta Casa e nós estaremos sempre de portas e abraços abertos para recebê-los”.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!