27/02/2007
Câmara promove debates em audiências públicas
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Vereadores em Plenário
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, nesta terça-feira (27), três pedidos de audiência pública para debater temas como a segurança pública, regulamentação do serviço de táxi e o exercício da Optometria, relacionada a deficiências oculares dos estudantes da rede municipal de Educação.

Na ocasião, também foi agendada para o dia 07 de março a realização de uma sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com início às 9h. A sessão atende ao pedido das vereadoras Lueci Ramos (PFL) e Enelinda Scala (PT). “O objetivo é destacar e discutir a importância da mulher em nossa sociedade. As conquistas têm sido poucas, mas constantes, o que nos faz prestar homenagens em reconhecimento a estas gloriosas guerreiras”, ressalta Lueci.

A audiência que prevê a discussão sobre a segurança pública e o crime organizado em Cuiabá foi proposta pelo vereador Domingos Sávio (PMDB). Conforme o parlamentar, a iniciativa visa atender ao pedido dos líderes das associações de moradores de bairro, que vêm queixando do aumento da criminalidade. A principal causa apontada é extinção da Polícia Comunitária. Sávio quer aproveitar a audiência para discutir a implantação da Guarda Municipal. “Quase 80% das reclamações de moradores do bairro Santa Isabel, por exemplo, estão relacionadas à violência”, alerta.

A vereadora Lueci Ramos (PFL), em conjunto com o vereador Permínio Pinto (PSDB), vai debater com representantes da Prefeitura, questões pertinentes ao serviço de táxi em Cuiabá, bem como a legislação que regulamenta o setor. “Vamos convidar as autoridades competentes, dentre elas o prefeito e o secretário de Trânsito e Transporte Urbano, além dos interessados diretos, os taxistas”, adianta Ramos.

O requerimento que prevê a convocação do diretor superintendente do Hospital Júlio Muller, José Carlos do Amaral Filho, também foi aprovado durante a sessão ordinária. Lúdio Cabral (PT), autor da proposta, explica que a iniciativa vai proporcionar ao demais parlamentares o devido entendimento e comprometimento com o projeto Abraço ao Hospital Júlio Muller. “Queremos humanizar o atendimento e cobrar a liberação da verba destinada à entidade, prevista no orçamento votado pela Câmara em 2006”, aponta.

As datas das audiências públicas e da explanação do diretor do hospital Júlio Muller ainda não têm data definida.

Assessoria: Secom Câmara.Cba/Andreia Haddad