Início
NOTÍCIAS
29/06/2011
Movimento Pró Guia recorre ao vereador Toninho de Souza

Um grupo de lideranças da Guia elegeu o vereador por Cuiabá, Toninho de Souza (PDT), como seu porta voz na capital do Estado. Criado por comerciantes e moradores simples do distrito, o movimento 'Pró Guia' entregou ao parlamentar uma extensa lista de reivindicações a serem feitas ao prefeito Chico Galindo ( PTB).

Alegando abandono por parte do Executivo municipal, o grupo quer que Toninho de Souza faça o elo com as principais autoridades do município como, por exemplo, com o próprio Galindo, secretário municipais e os respectivos parlamentares no legislativo cuiabano.

O maior problema na localidade é à deficiência no abastecimento de água, tanto no setor considerado perímetro urbano como na comunidade rural, maior afetada devido à agricultura de subsistência - plantação de milho, feijão, arroz, mandioca, batata entre outros.

Procurado e sensibilizado pela causa, Toninho aceitou a missão de brigar pelas demandas dos moradores do distrito da Guia. O primeiro passo a ser dado pelo parlamentar será marcar ainda para esta semana uma audiência com o presidente da Sanecap, Araí Fonseca. Na autarquia, responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico de Cuiabá, ele levará os vários pedidos pela perfuração no mínimo de dez poços artesianos, em especial em algumas localidades rurais. "vejo a questão de abastecimento de água na Guia como uma das prioridades neste momento. Água é essencial para a sobrevivência de qualquer ser vivo, em especial ao ser humano. Vamos cobrar da Sanecap uma atenção especial nesta área", ressaltou Toninho de Souza.

O parlamentar se comprometeu em também levar os líderes do movimento 'Pró Guia' até o prefeito Chico Galindo. O líder do Executivo municipal na Câmara Municipal, vereador Éverton Pop (PP), é quem fará o agendamento do encontro a pedido de Toninho de Souza. No encontro, as lideranças do distrito vão cobrar maior atenção do município aos moradores, que reclamam do isolamento do poder público com a comunidade da Guia, uma das mais tradicionais da Baixada Cuiabana.

Segundo Souza, as reivindicações são as mais variadas de diversos setores. Por exemplo, além da falta de água que se tornou comum no local, a população cobra também a construção de um novo cemitério, já que o atual já não comporta mais corpos devido a superlotação no local. Quando a registro de óbito é preciso deslocar até Cuiabá para realizar o enterro. A dificuldade é grande. Já os pequenos produtores rurais da Guia cobram a perfuração de tanques para a criação de peixes como uma nova opção de complemento de renda às centenas de famílias, que já passam por dificuldade econômica para limitação de produtos a serem comercializados no setor urbano do distrito.

Assessoria de Gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
20/04 - Vereadora Michelly pede prioridade de vacinação para gestantes
20/04 - Vidal pede revitalização de creche, implantação de linha de ônibus e saneamento básico em três bairros de Cuiabá
20/04 - Juca do Guaraná Filho participa da posse da nova diretoria COMEC
20/04 - “Provamos que o lockdown é uma medida efetiva”, diz secretária de saúde de Araraquara (SP)
20/04 - Câmara aprova projetos de lei em primeira votação na sessão desta terça
20/04 - Vereador sugere que escolas municipais sejam utilizadas como pontos de vacinação
20/04 - Maysa Leão visita ponto de vacinação na ALMT e pede utilização da 2ª dose em quem ainda não foi imunizado
20/04 - Após luta de vereador, Agentes de Trânsito e de Fiscalização são vacinados contra a Covid-19
20/04 - 14 bairros de Cuiabá recebem indicações do vereador Eduardo Magalhães
19/04 - Câmara continua com sessões remotas, mantém atendimento externo suspenso e servidores entram em sistema de rodízio
19/04 - Câmara de Cuiabá reabre prazo para pedidos de isenção da taxa do concurso
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.