06/07/2011
Câmara vota projeto de lei que alerta sobre os riscos da automedicação
Luiz Alves

A Câmara de Cuiabá vota na sessão desta quinta-feira (7) o projeto de lei que dispõe sobre a afixação de placa informativa em farmácias e drogarias, contendo advertência quanto aos riscos da automedicação. O projeto de autoria do vereador Roosivelt Coelho (PSDB) recebeu pareceres favoráveis das Comissões de Constituição e Justiça; Saúde e de Fiscalização.

De acordo com o projeto, as placas informativas devem estar em locais visíveis e com os seguintes dizeres: “Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Tomar remédio sem o conhecimento de seu médico e sem a orientação do farmacêutico pode ser perigoso para a sua saúde”.

Para Roosivelt Coelho, a proposta visa alertar e conscientizar a população sobre os riscos da automedicação. “Da mesma maneira que muitas pessoas indicam receitas de bolos, restaurantes, lojas, elas costumam recomendar remédios”, comenta o vereador.

Ainda na sessão desta quinta-feira, será votado o projeto de lei do vereador professor Néviton (PRTB) que altera o artigo 1º da lei nº 4.497, que obriga as empresas de transporte coletivo, táxis e outros veículos de transporte alternativo a disponibilizarem recipientes para a coleta de lixo.

Outro projeto que será votado é do vereador Tiago Nunes (PSDB). O parlamentar propõe aos setores públicos e privados de turismo a divulgarem o centro histórico de Cuiabá em seus roteiros turísticos. A proposta já recebeu pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça e de Indústria e Comércio.

O centro histórico de Cuiabá possui uma variedade cultural muito rica. “Este projeto será um instrumento que contribuirá na proposta do Executivo de revitalização do Centro Histórico, além de atender um anseio da população cuiabana, principalmente dos moradores e frequentadores dessa parte histórica da Capital”, justifica Tiago Nunes.

Andréia Cruz