12/07/2011
Na Câmara de Cuiabá, agentes municipais reivindicam melhores condições de trabalho
Luiz Alves

O agente municipal de segurança Héliton Jânio Gomes reivindicou na Tribuna Livre da sessão ordinária da Câmara de Cuiabá, desta terça-feira (12/07), melhores condições de trabalho, apoio institucional, regulamentação da categoria e realização de concurso público para contratação de pelo menos mais 150 novos agentes. O convite para que o agente de segurança participasse da sessão foi do vereador Lúdio Cabral (PT).

Conforme o agente Gomes, falta até mesmo estrutura de comunicação com a comunidade. “Não temos nenhum amparo institucional, quando fomos aprovados no concurso público da prefeitura de Cuiabá, infelizmente, não houve um treinamento adequado e após três anos, ainda não possuímos os armamentos básicos de segurança. O colete a prova de balas que usamos foi comprado com o nosso próprio salário; não temos sede própria, telefones ou internet para fazermos a comunicação necessária com a comunidade”, argumentou.

Segundo ele, o salário de R$ 747 não é suficiente para manter uma família. “Faço um apelo ao poder público, pois a situação é crítica, além do baixo salário, corremos risco de vida; precisamos urgentemente da regulamentação da categoria, tendo em vista, que trabalhamos como guardas municipais e não como agentes, de acordo com o cargo relacionado no edital do concurso”.

Héliton Jânio Gomes reclamou ainda que o serviço dos agentes de segurança são de competência da Secretaria Municipal de Esportes de Cuiabá. “Há todo momento deparamos com verbas sendo destinadas à compra de troféus, às comemorações e nenhum recurso é direcionado aos trabalhos realizados por nós. É uma vergonha, pois não compete à Secretaria de Esportes assuntos que envolvem a segurança”.

O vereador Pastor Washington (PRB) disse na tribuna ser solidário à situação dos agentes e pontuou ser justa à reivindicação. “Os agentes de segurança terão todo o apoio da Câmara, vamos lutar para que essa regulamentação seja feita o mais rápido possível”, afirmou.

O líder do PT na Câmara, Lúdio Cabral, completou que vai solicitar um encaminhamento da Câmara de Cuiabá para o Executivo. “Vou fazer um apelo à liderança e bancada do prefeito para que seja formalizado e consequentemente melhorada a situação dos agentes”.

Para o presidente em exercício, vereador Arnaldo Penha (PMDB), defender a categoria será um dos objetivos do legislativo. “Estaremos à disposição da categoria para apoiar a causa, a segurança destes profissionais é de extrema importância para a Capital,” comentou.

Adrielle Piovezan