28/07/2011
Amigos e familiares de Auro Ida pedem Justiça, em missa de 7º dia
Ramon Monteagudo/Mídia News
Familiares e amigos do jornalista Auro Ida, 53, brutalmente assassinado no último dia 21, no Jardim Fortaleza (Grande Coxipó), periferia de Cuiabá, aproveitaram a Missa de 7º Dia, na Igreja de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário, na noite desta quarta-feira (27/07), para exigir justiça, com a elucidação o crime e a punição exemplar dos culpados. Vestidos com camisetas negras, com a foto de Auro estampada, mais de 150 pessoas, a maioria jornalistas, participaram da Missa de 7º Dia, celebrada pelo padre Celso Bueno.

“Tenho certeza de que a Polícia Civil de Mato Grosso irá esclarecer os fatos, com a prisão dos responsáveis por esse crime bárbaro”, afirma o jornalista Osmar de Carvalho, secretário de Comunicação do Estado, amigo de Auro. “A sociedade pode ficar tranqüila porque todos os esforços estão sendo envidados para elucidação do crime”, assegura o secretário adjunto Adjaime Souza Ramos, da Casa Civil.

O deputado federal e ex-governador Júlio Campos (DEM), em nome dos amigos e familiares, destacou a generosidade de Auro Ida. Ele recordou que a sua mulher e ex-primeira-dama Isabel Campos, madrinha de batistmo de Auro, costumava classificar o afilhado como o “maior coração do mundo”, por sua eterna disposição de ajudar as pessoas.

“O maior legado de Auro Ida é o companheirismo demonstrado, em vida, com os que lhe cercavam e a sua bondade com a família, principalmente os filhos”, aponta Campos.

O secretário de Comunicação da Câmara de Cuiabá, jornalista Flávio Garcia, representando o presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), lembrou dos tempos que trabalhou com Auro em diferentes veículos de imprensa. Flávio citou que Júlio Pinheiro encaminhou ofícios para o governador Silval Barbosa e o secretário de Segurança do Estado, delegado Diógenes Curado Filho, cobrando celeridade nas investigações do assassinato de Auro.
“Júlio Pinheiro era muito amigo de Auro e estreitaram esses laços na administração Roberto França, quando Auro era secretário de Comunicação”, revela Garcia.

O jornalista Ramon Monteagudo, atual proprietário do MidiaNews, primeiro site noticioso de Mato Grosso, fundado por Auro Ida e amigos, em 1999, afirma que a imprensa mato-grossense deve cobrar sistematicamente rapidez na elucidação desse crime. “Temos obrigação de sermos vigilantes no trabalho da Polícia, em especial no inquérito do amigo Auro Ida”, resume Ramon.

Ronaldo Pacheco