02/08/2011
Com manifestação ordeira, Câmara de Cuiabá reabre os trabalhos sem sobressaltos

A reabertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre na Câmara de Cuiabá transcorreu com tranqüilidade e sem sobressaltos. A Mesa Diretora da Câmara permitiu, inclusive, o ingresso às galerias de manifestantes, como líderes comunitários, servidores da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e dirigentes estudantis, entre outros.

“Alguns tentaram profetizar o caos e, agora, certamente, estão decepcionados com a decisão democrática da Mesa Diretora de permitir o acesso de todas as correntes de manifestações das bases”, argumenta o presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro.

Ele explicou que o acesso interno foi limitado por uma questão de segurança, já que cada lado das galerias comporta, no máximo, 61 visitantes. O presidente da Câmara lembra que o Palácio Paschoal Moreira Cabral é uma edificação antiga, construído na primeira metade da década de 60, exigindo medidas preventivas para o caso de grande fluxo de pessoas.

“Colocar mais do 122 visitantes, nas galerias, seria um ato de irresponsabilidade, por haver risco a integridade das pessoas e a própria estrutura física do prédio”, pondera o parlamentar petebista.

Júlio Pinheiro dirigiu um agradecimento especial à Polícia Militar, principalmente ao Batalhão Queiroz – 1º BPM, pelo apoio dado à Câmara Municipal, na garantia da ordem e da liberdade de expressão, na Praça Moreira Cabral e adjacências. “A Polícia Militar tem sido uma parceira valorosa da Câmara e, desta vez, não foi diferente”, resume ele.

Normalidade

Os vereadores Edivá Pereira Alves e Lueci Ramos, ambos do PSDB, e Clovito Hugueney (PTB), reassumiram seus mandatos. Desta forma, deixaram o Legislativo os suplentes no exercício do mandato Thiago Nunes e Leonardo de Oliveira, ambos tucanos; e Carlos Eduardo ‘Tuba’ Haddad (PTB). “Creio que já dei minha contribuição no Poder Executivo, como secretário de Trânsito e Transporte, sendo hora de retornar ao Legislativo”, resume Edivá.

Além do presidente Júlio Pinheiro, todos os demais membros da Mesa Diretora estiveram presentes: Arnaldo Penha (PMDB), primeiro vice-presidente; Antônio Fernandes (PSDB), segundo vice-presidente; Lueci Ramos (PSDB), primeira secretária; e Professor Néviton Moraes (PRTB), segunda secretária.

Também participaram da sessão os vereadores Toninho de Souza e Adevair Cabral (PDT), Pastor Washington Barbosa (PRB), Totó César (PRTB), Everton Pop, Deucimar Aparecido Silva e Marcus Fabrício (PP), LúdioCabral (PT), Edivá Alves, Misael Galvão e Chico 2000 (PR), Domingos Sávio (PMDB) e Clovito Hugueney.

Ronaldo Pacheco