09/08/2011
Clovito chama secretário de turista e cobra explicações do que se fez na Saúde de Cuiabá

O vereador Clovito Hugueney (PTB), vice-líder do Executivo na Câmara de Cuiabá, afirmou que a população mato-grossense exige respeito e acusou o secretário municipal de Saúde, Antônio Pires, de fazer turismo, na Capital. “Eu encontrei com ele comendo feijoada no Restaurante do Bolinha, em São Paulo. É um turista que comanda a saúde aqui”, criticou ele, na tribuna da Câmara, durante sessão ordinária desta terça-feira (09/08).

Oriundo de família tradicional cuiabana, Clovito disse que a única coisa que o atual secretário de Saúde fez, em quase seis meses de gestão, foi insinuar que os servidores públicos de Cuiabá são preguiçosos e supostamente não gostam de trabalhar. “Eu exijo respeito à nossa cidade. Ele tem de vir à Câmara explicar o que é que fez pela saúde, nesse período”, argumenta ele.

Clovito agradeceu ao secretário por receber “apenas R$ 1 mil para ser secretário de Saúde”, na Capital. Ele fez um cálculo sobre o quanto Antônio Pires gasta para ficar na ‘ponte aérea’ Cuiabá-São Paulo-Cuiabá, semanalmente. Ele cita que o médico paulista ganha R$ 9 mil por mês, como secretário.

Ele gastaria em torno de R$ 3 mil em hotel, com diária de R$ 100,00. E cerca de R$ 500,00 em alimentação e outros R$ 3,5 mil em passagens, totalizando R$ 8 mil mensais. “Sobraria apenas R$ 1 mil para ele... Um médico renomado, altamente capacitado, vem contribuir com Cuiabá, recebendo apenas R$ 1 mil por mês, é digno de prêmio. Acho que vou contratá-lo em meu gabinete, por causa do amor e desprendimento que ele está demonstrando por Cuiabá”, disse o vice-líder do Executivo, em pronunciamento na tribuna da Camara Municipal, sem esconder uma ponta de ironia.

Clovito vai enviar um ofício, nesta quarta-feira (10/08), convidando o secretário Antônio Pires a comparecer à Câmara para prestar contas sobre os seis meses de sua gestão, na Secretaria Municipal de Saúde. “Se não atender ao convite, então, vou apresentar um requerimento e, tenho certeza, será aprovado por unanimiade, convocando-o para vir até à Câmara Municipal”, observou Clovito.

O líder do Executivo na Câmara, vereador Everton Pop (PP), anunciou que, se for convidado, o secretário Antônio Pires não se furtará de prestar esclarecimentos da Saúde aos parlamentares.

Ronaldo Pacheco