09/08/2011
Deucimar Silva defende administração França e diz que caos da Sanecap é má gestão

Dos mais de R$ 240 milhões supostamente devidos pela Companhia de Saneamento da Capital (Senacap), pouco mais de 10% é real e o restante seria ‘virtual’. A projeção partiu do vereador Deucimar Silva, líder do PP na Câmara de Cuiabá, durante sessão ordinária desta terça-feira (09/08), quando defendeu a administração Roberto França, acusada por parlamentares de endividar a estatal. Ele assegura que o problema as Sanecape é de gestão e, embora seja favorável à terceirização, não crê que a crise do órgão seja por conta do modelo de concessão.

Deucimar Silva denunciou a atual diretoria de contratar 65 servidores em cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS), a maioria com salários superiores a R$ 2 mil, quando há necessidade de enxugamento da folha. “Incharam a folha de pagamento sem dizer porque e com qual perspectiva de retorno em serviços para os consumidores. Até o motorista do presidente Aray Fonseca é DAS”, acusa Deucimar.

Ele isentou apenas o ex-governador e prefeito Frederico Campos, ao qual considera íntegro e responsável. “O doutor Frederico puxou a orelha do pessoal, dizendo: gente, isso não é assim que se faz. Mas não ouviram ele”, ponderou o líder do PP.

Deucimar Silva observa que cerca de R$ 25 milhões ou no máximo R$ 27 milhões são débitos ainda não negociados. Ele observa que os mais de R$ 80 milhões devidos ao governo de Mato Grosso estão parcelados. Assim como os R$ 75 milhões devidos à Centrais Elétricas (Cemat) e os cerca de R$ 70 milhões em débitos trabalhistas e obrigações sociais – Previdência Social (INSS), Fundo de Garantia (FGTS), PIS e Cofins, entre outros.

Deucimar Silva desafiou Aray Fonseca a resolver, no curto prazo, o problema da falta de água da comunidade de Três Pedras, na região da Guia, onde mias de 30 famílias estariam consumindo água contaminada por fezes de vaca. “É como eu  disse: o problema da Sanecap é uma questão de gestão. Eles têm de mostrar onde vai a arrecadação da Sanecap.  Eu entendo de administração: em seis meses, como presiddnte da Câmara, coloquei em dia a folha de pagamento que estava atrasada há quase 20 anos. Hoje, o servidor recebe todo dia 20, dentro do mês trabalhado”, justificou Deucimar.

Deucimar vai convocar o presidente Aray Fonseca para comparecer à Câmara e prestar esclarecimentos acerca da administração da Sanecap.

Ronaldo Pacheco