19/08/2011
Vereador Toninho de Souza assina requerimento à CPI da Sanecap

O vereador Toninho de Souza (PDT) foi o terceiro parlamentar a assinar o requerimento ao pedido de abertura de uma Comissão Processante de Inquérito (CPI) para investigar a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).

A adesão de Souza à proposta apresentada pelo vereador Lúdio Cabral (PT) ocorreu na sessão ordinária desta quinta-feira (18-08) durante a sua fala no grande expediente na Câmara Municipal. Com a assinatura do parlamentar pedetista, agora o número subiu para três parlamentares que são favoráveis a CPI. Além de Toninho de Souza,  assinaram também Domingos Sávio (PMDB) e Lúdio Cabral (PT), autor da proposta de investigação na autarquia municipal.

No entendimento do parlamentar do PDT, as acusações feitas pelo vereador Deucimar Silva (PP) à imprensa e também ao Legislativo na sessão desta quinta-feira sobre o esquema de corrupção, envolvendo o presidente Aray Fonseca e diretores na Sanecap reforça à necessidade de se abrir uma CPI.

"Caso de corrupção não tem explicação. É preciso investigar tudo o que foi denunciado pelo vereador Deucimar Silva. Não se pode contentar em apenas trazer presidente e diretores da Sanecap para dar explicações. É caso de polícia e de Ministério Público Estadual. Como vereador não vou me furtar de assinar a CPI e saber a fundo sobre rumores de corrupção na Sanecap", afirmou Toninho de Souza, ressaltando que é preciso o prefeito Chico Galindo (PTB) também tomar outras providências. "Não se pode calar diante dessas acusações de corrupção", complementou.

Contrário à concessão da autarquia à iniciativa privada, Toninho de Souza voltou a lembrar que foi o primeiro vereador da atual legislatura a pedir abertura de uma CPI para investigar a Sanecap, na época presidida por Carlos Roberto, o Nezinho, ex-prefeito de Nossa Senhora do Livramento. Na época, Souza foi voto vencido, já que outros dois relatores da Comissão Especial que chegou a investigar a 'Máfia da Seca', vereadores Antônio Fernandes (PSDB) e Chico 2000 (PR), foram contrários ao trabalho invesgativo na autarquia responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto em Cuiabá.

O vereador ressaltou que pode subsidiar o trabalho da CPI com informações obtidas no trabalho realizado por ele ano passado, caso seu companheiro de Legislativo, Lúdio Cabral (PT), consiga o número suficiente para a aberturada Comissão Processante que é de sete assinaturas. "Podemos até ceder documentos que nortearam nosso trabalho na 'Máfia da Seca", afirmou Souza.