24/08/2011
Sindicato dos trabalhadores da Sanecap apresenta reivindicações dos funcionários à Câmara

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Sintaese) estiveram na Câmara de Cuiabá na tarde desta quarta-feira (24) para tratar sobre a Mensagem do Executivo que cria a Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto da Capital.  Esta foi a primeira vez que o Sindicato procurou, oficialmente, a Câmara de Cuiabá para apresentar as reivindicações dos funcionários da Sanecap.

Por determinação do presidente da Mesa Diretora, Júlio Pinheiro (PTB), a reunião foi presidida pelo segundo vice-presidente da Câmara, Antonio Fernandes (PSDB), com a participação dos vereadores Chico 2000 (PR), Marcus Fabrício (PP), Misael Galvão (PR) e Pastor Washington (PRB) e os consultores jurídicos da Câmara s Emanuel Figueiredo e o secretário de Controle Interno Eronídes Nona Araújo.

Na reunião, ficou decidido que o Sindicato vai apresentar ao vereador Antonio Fernandes, relator do projeto, as reivindicações dos servidores para apreciação e deliberação dos membros do Legislativo Municipal.  O Sindicato cobra prazo de estabilidade para os funcionários da Companhia de Saneamento e reaproveitamento de pessoal, na própria empresa que assumirá a Sanecap ou em secretarias municipais. “Queremos que estas garantias estejam previstas na lei”, disse o presidente do Sintaese, Ideuêno Fernandes Souza, que estava acompanhado do secretário geral da entidade Roberto Fernandes Sousa.

O vereador Antonio Fernandes assegurou aos sindicalistas que a Câmara vai cumprir com todos os trâmites regimentais na votação da Mensagem do Executivo. “Já conversamos com o prefeito, mas vamos nos reunir mais vezes para tratar sobre as garantias dos funcionários da Sanecap.

Para o vereador Chico 2000, a Câmara vota a favor da cidade e os trabalhadores estão dentro desse contexto. “Nunca estivemos contra os funcionários. Estamos a favor de Cuiabá, por isso, estamos conversando com o Sindicato para encontramos uma saída favorável para todos”, disse.

Andréia Cruz

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)