25/08/2011
Câmara aprova parecer de projeto que institui o Dia do Cerimonialista em Cuiabá
Nesta quinta-feira (25), a Câmara de Cuiabá aprovou o parecer do projeto de lei que institui o Dia do Cerimonialista no município de Cuiabá. A matéria já tinha sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a data escolhida para homenagear os cermimonialistas ficou definida como 29 de outubro.

O vereador Misael Galvão (PR), autor do projeto, justifica que a comemoração tem como principal objetivo homenagear a atividade, que tem se tornado mais importante e necessária cada dia. “Considero o cerimonial, especialmente o da Câmara Municipal de Cuiabá, um guardião das tradições seculares. Um setor de relações institucionais capaz de amortizar, se não, resolver conflitos, pelas simples habilidades de adaptação, descrição e bom senso” pontua Misael.

O trabalho do grupo de cerimonial, na maioria das vezes faz toda a diferença para que um evento tenha ou não sucesso e andamento adequado. “Devido a enorme responsabilidade desses profissionais, além da extrema relevância e valia do trabalho que desempenham, destaco a merecida homenagem”.

A data já é comemorada nacionalmente desde 2009, quando foi instituída a Lei nº 12.092, sancionada pelo então presidente da República em exercício, José Alencar.

Um cerimonial é um conjunto de normas que tem por finalidade ordenar corretamente o desenvolvimento do ato solene. Inclui procedimentos como disciplina, hierarquia, ordem, elegância, respeito, bom senso, bom gosto e simplicidade.

Na função legislativa do cerimonial, o propósito é a codificação das regras e preceitos em normas de protocolo e cerimonial, nos planos internos e externos.

A palavra cerimônia vem do latim caerimoniale e refere-se às cerimônias religiosas, as quais, desde a antiguidade, eram regidas por regras das organizações tribais. Porém, foi na Idade Média que ganhou destaque nas cortes feudais européias.

Josiane Dalmagro