01/09/2011
Mesa Diretora da Câmara determina apuração de atos de vandalismo e quebradeira
Secom CâmaraCbá - Silva

A Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá determinou à Consultoria Jurídica que tome as providências cabíveis para que os responsáveis pelos atos de vandalismo, no interior e imediações do Palácio Paschoal Moreira Cabral, na manhã desta quinta-feira (01/09), sejam identificados e punidos, com urgência.

Por determinação do presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), o advogado Emmanuel Figueiredo Júnior, secretário-chefe da Consultoria Jurídica, vai prestar queixa-crime na Delegacia de Polícia Civil até o final da tarde desta quinta-feira e entrar com representação na Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, provavelmente nesta sexta-feira (02/09).

Os cerca de 400 manifestantes, a maioria crianças e adolescentes do Centro Educacional Nilo Póvoas e das Escolas Estaduais Desembargador Ferreira Mendes e Presidente Médici, promoveu quebra-quebra e enfrentamento com o Batalhão de Choque da Polícia Militar, Guarda Municipal e equipe de segurança da Câmara.

Além das crianças, havia também militantes do Movimento Sem-Terra (MST) e da Centra Única dos Trabalhadores, entre outras entidades, que dormiram em barracas de lona plástica, improvisadas na Praça Moreira Cabral desde a noite de quarta-feira (31/08).

A segurança interna do Poder Legislativo identificou que pelo menos 20 veículos foram danificados, sendo oito seriamente. Também vários gabinetes tiveram vidros quebrados por pedras e paus atirados de fora, como os pertencentes aos vereadores Professor Néviton Moraes (PRTB), segundo secretário da Câmara Municipal, Deucimar Silva (PP), Lúdio Cabral (PT) e Everton Pop (PP), líder do Executivo no Poder Legislativo. “Vieram pedras de todos os lados e os vidros se quebram, num estrondo pavoroso”, reclamou a servidora Aline Kaiser, do gabinete do Professor Néviton Moraes.

As imagens captadas por lentes de fotógrafos e cinegrafistas durante os tumultos, registrados na manhã desta quinta-feira, tanto no Palácio Paschoal Moreira Cabral quanto nos arredores, estão sendo analisadas por Emmanuel Figueiredo Júnior e sua equipe. A expectativa é de que as imagens auxiliem as autoridades policiais e o Ministério Público a identificar os vândalos e seus líderes.

As projeções preliminares indicam prejuízos materiais superiores a R$ 300 mil, incluindo carros de servidores e visitantes e, ainda, o patrimônio imobilizado da Câmara Municipal.

Ronaldo Pacheco