Início
NOTÍCIAS
08/09/2011
Empresas de reciclagem serão obrigadas a exigir comprovação de origem dos fios de cobre
Luiz Alves

Projeto de Lei em tramitação na Câmara de Cuiabá obriga as empresas de reciclagens, com sede em Cuiabá, a exigir comprovação de origem dos fios de cobre que adquirirem, tendo ainda, que manter registros e dados do vendedor do qual comprarem os fios. O autor da proposta, vereador Pastor Washington Barbosa, líder do PRB no Legislativo, explica que o objetivo, com a proposta, é contornar ou até mesmo dificultar o alto índice  de ocorrência de furto dos fios de cobre na Capital.

Durante a sessão ordinária realizada na Câmara, Washington Barbosa ressaltou que o furto dos fios de cobre além de gerar prejuízo para as empresas, causa danos para os usuários das companhias elétricas e telefônicas.

Durante a apresentação do projeto, o vereador comentou uma reportagem divulgada pelo Jornal A Gazeta, do dia 21 de julho deste ano, na qual afirma que “cerca de 150 mil metros de fios de cobre foram furtados da iluminação pública das principais avenidas da nossa Capital nos últimos 10 anos”.

A matéria apontou também que “o material faz parte apenas das instalações subterrâneas, que estão nos canteiros centrais. No mercado, cada metro de fio custa R$. 5,10 (cinco reais e dez centavos), desta forma, o prejuízo é superior a R$. 765.000,00 (setecentos e sessenta cinco mil), já que a recuperação do sistema inclui ainda mão de obra de empresas contratadas pela Prefeitura Municipal de Cuiabá.”

Washington Barbosa acredita que “o projeto vai coibir e tentar identificar aqueles que vendem esses produtos sem destinação, muitos deles originários de furtos”, argumentou o parlamentar, “esse tipo de furto está se tornando comum, por isso a importância da proposta, para evitar que o poder público gaste com esses bens que deveriam ser utilizados por longas datas”.

Adrielle Piovezan



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
20/04 - Vereadora Michelly pede prioridade de vacinação para gestantes
20/04 - Vidal pede revitalização de creche, implantação de linha de ônibus e saneamento básico em três bairros de Cuiabá
20/04 - Juca do Guaraná Filho participa da posse da nova diretoria COMEC
20/04 - “Provamos que o lockdown é uma medida efetiva”, diz secretária de saúde de Araraquara (SP)
20/04 - Câmara aprova projetos de lei em primeira votação na sessão desta terça
20/04 - Vereador sugere que escolas municipais sejam utilizadas como pontos de vacinação
20/04 - Maysa Leão visita ponto de vacinação na ALMT e pede utilização da 2ª dose em quem ainda não foi imunizado
20/04 - Após luta de vereador, Agentes de Trânsito e de Fiscalização são vacinados contra a Covid-19
20/04 - 14 bairros de Cuiabá recebem indicações do vereador Eduardo Magalhães
19/04 - Câmara continua com sessões remotas, mantém atendimento externo suspenso e servidores entram em sistema de rodízio
19/04 - Câmara de Cuiabá reabre prazo para pedidos de isenção da taxa do concurso
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.