09/09/2011
Câmara intermedeia propostas dos Camelôs para Prefeitura sobre área central
Secom CâmaraCbá - Luiz Alves

Pelo menos 200 trabalhadores do comérci ambulante estiveram presentes na assembléia geral que ocorreu no início da noite desta quinta-feira (08/09), no auditório Ana Maria do Couto May, da Câmara  de Cuiabá. Na ocasião, ficou acordado entre a categoria e as autoridades que fizeram parte do encontro, que serão tomadas todas as providências para evitar o confronto e levadas propostas para formalizar um acordo com a Prefeitura de Cuiabá. Entre elas: os camelôs permanecem no local, porém, tentam derrubar a liminar com justificativa plausível. Caso não seja possível a primeira proposta, então devem ser disponibilizadas duas ruas do centro da cidade para os camelôs provisoriamente.

Entre as autoridades, o vereador Misael Galvão (PR), presidente do Shopping Popular, assumiu a interlocução dos camelôes com a Prefeitura Municipal. No encontro, o parlamentar republicano destacou a importância do diálogo com o Poder Executivo para que aja uma solução e não se repita a triste história dos camelôs na década de 90.

“Fui camelô no centro da cidade e senti na pele a questão de não poder ter o diálogo; não ser ouvido. No passado, não tínhamos conversa com a prefeitura e fomos retirados à força, pelo Batalhão de Choque da Polícia . Por isso, queremos resolver da maneira mais democrática possível”, observa o vereador.

Também na reunião, os vereadores Paulo Borges Júnior (PSDB) e Pastor Washington Barbosa (PRB) se colocaram à dispoisção para unir forças com Misael Galvão, nessa causa, fazendo parte da comissão que sentar-se-á à mesa com o Executivo, nesta sexta-feira (09/09), a partir das 14 horas, noPálacio Alencastro.

Outra contribuição da Casa de Leis foi a assinatura de todos os parlamentares em apoio a causa dos camelôs.

Além do exemplo de vida citado, o republicano falou sobre a importância de buscar a solução em que possa ser respeitado o pedestre e o trânsito. Por este motivo, as propostas devem ser, primeiramente, de organização. “ Seja qual for a proposta aceita pelo executivo,  o primordial é que todos se organizem, respeite a sociedade, os transeuntes”, justifica ele.

Durante a reunião vários camelôs falaram é expuseram suas opiniões para que chegassem ao acordo das propostas que foram  assinadas e formalizadas em ata.

Mercado Municipal

O vereador Misael Galvão indicou para a Prefeitura de Cuiabá, para que viabilize junto ao setor competente um estudo visando à reforma do espaço do Mercado Municipal , localizado na Avenida Issac Povoas, esquina co a rua Joaquim Murtinho, para proporcionar uma melhor condição de trabalho  para os comerciantes ali estabelecidos. Também seria possível a utilização dos camelôs que trabalham a céu aberto  nas Ruas 13 de junho, Antônio Avelino Siqueira, calçadão Galdino Pimentel e outras áreas localizadas no centro da capital.

Entenda o Caso

Foi determinado pelo juiz José Zuquim Nogueira, da Promotoria de Justiça de Defesa de Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural, a saída dos  vendedores ambulantes do centro de Cuiabá, que deve atender à notificação ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) à prefeitura da capital.

A decisão foi proferida na última sexta (2). Zuquim argumentou  que, caso a prefeitura de Cuiabá não cumpra a ação no prazo de dez dias,  será multada no valor  de R$ 5 mil.  Segundo  juiz, os vendedores ambulantes estão causando “danos” ao Patrimonio Cultural .

Na terça-feira (06) o Sindicato dos camelôs de Cuiabá juntamente com uma comissão formada pela categoria e os vereadores Misael Galvão (PR) Toninho de Souza(PDT) se reuniram com  o secretário de Meio Ambiente, Eldo Orro Gattaz e debateram propostas. No momento foi mencionado um trecho da rua Antonio Maria, passando pelo Palácio da Instrução até chegar ao cruzamento da travessa João Dias para instalação da categoria , que na tarde de hoje optou por mais uma proposta.

Assessoria de Gabinete