09/09/2011
DS em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães realiza cursos à distância

O vereador Domingos Sávio (PMDB) em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães do PMDB, começou a ofertar uma série de cursos de “Formação Política” em Cuiabá, no início de setembro. Ao todo são quatro cursos: “Básico de Formação Política”, Curso para Gestores Públicos Municipais”, “Formação de Agentes de Cidadania Comunitária” e “Curso de Dicção e Oratória”. Os cursos são gratuitos e utilizam o método de Educação à Distância. As primeiras edições aconteceram  no Centro de Educação de Jovens e Adultos Antonio Cesário de Figueiredo Neto e no Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC).

Nesse método, a aprendizagem acontece tanto a distância – através do autoestudo, quanto em momentos presenciais, nas telesalas, onde os alunos em grupos assistem as vídeo aulas e consolidam a aprendizagem pelos debates em grupo. Compete ao mediador, organizar os encontros presenciais e proceder na distribuição dos materiais  aos alunos.

Segundo o mediador, e assessor parlamentar, Joaci Conceição Silva o interessante é que cada turma possui liberdade para fixar a data dos encontros presenciais. Neste encontros, alunos e mediador, assistirão as vídeo aulas (DVDs), realizarão as discussões em grupo e os trabalhos propostos nos momentos pedagógicos. “A interação entre aluno e professor, mediada pelas novas tecnologias da informação e comunicação, faz surgir novas concepções de ensino. E apesar de nesta modalidade, os professores e alunos estarem separados espacial e/ou temporalmente, não significa perda de qualidade do processo de aprendizagem, ressaltou.

Para a diretora do Centro de Educação Cesário Neto, Wilma Regina de Amorim os cursos promovem uma capacitação dos servidores públicos e trazem novos conhecimentos para os alunos. “É interessante para os servidores terem maior conhecimento do processo administrativo e os alunos de serem mais críticos, serem cidadãos com embasamento na área política”, argumentou.

O vereador Domingos Sávio vê nos cursos uma função de “universalização do conhecimento”, quando consegue atingir todos os interessados, levando política e formando cidadãos. “Esses cursos são destinados a gestores e interessados em política. O objetivo é formar cidadãos reflexivos e motivados a serem protagonistas na política, não só a partidária, mas também e principalmente a política do bem comum”, afirmou.

Para o técnico adminstrativo do Centro de Educaçã de Jovens e Adultos Antonio Cesário de Figueiredo Neto, Augusto Carlos Diaz de Campos o curso “Dicção e Oratória”  veio de encontro com a necessidade dele. “Eu adoro me comunicar e esse primeiro curso de dicção trouxe técnicas de comunicação e respiração que não conhecia. Percebemos como é importante saber falar com coerência, do modo correto e sem cacotes, por exemplo. Algo que depois dessa aula percebi que tenho”, disse.

Já a aluna  de Gestão de Recursos Humanos no ICEC, Perciliana Fernandes viu no curso “Gestores Públicos Municipais” uma oportunidade de aprendizado para os concursos. “O curso abrange conhecimentos que caem em concursos então é uma maneira de conhecimento extra de forma gratuita e que conta como hora aula na faculdade. O que torna ainda mais interessante”, comentou.

FORMAÇÃO - No Centro de Educação de Jovens e Adultos Antonio Cesário de Figueiredo Neto duas turmas já foram formadas aós sábados período matutino foram 51 inscritos no vespertino foram 32, no Intituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC) os encontros também são aos sábado no período vespertino, a turma é de 70 alunos.

Conforme os organizadores durante a semana, principalmente no período matutino, existem horários disponíveis para a realização dos cursos.”Para ter acesso aos cursos é preciso que um grupo interessado, disponha de um lugar para a realização dos cursos, que reúna mais de 30 alunos. Depois é  só entrar em contato conosco que iremos até o local.  Todos os cursos são gratuitos e dão direito a certificado”, reforçou.

Assessoria de Gabinete