23/09/2011
Lúdio questiona desmatamento na área de preservação “Campo do Bode”

Em pleno dia da árvore, 21 de setembro, as pessoas que passaram pela região do Porto, em Cuiabá, mais precisamente no espaço conhecido como Campo do Bode (Mata paralela ao córrego Manoel Pinto), puderam observar que a área, ocupada por muitas árvores e vegetação nativa, está sendo completamente devastada.

O alerta partiu de um morador de Cuiabá, João Batista Benvides da Rocha e motivou o vereador petista Lúdio Cabral a encaminhar um documento à Prefeitura de Cuiabá nesta quinta-feira, 22 de setembro, solicitando informações sobre o caso.

“Essa área abriga pequenas nascentes, além de ter uma fauna e flora bem característica, já que alaga com a enchente dos córregos que ficam ali. Nós queremos saber por que estão destruindo totalmente o espaço, deixando o local com aspecto desertificado”, disse Ludio.

As informações sobre a área são várias e divergentes. O poder público já divulgou que o Campo do Bode pode ser transformado em parque, mas há informações de que a área estaria em disputa judicial entre particulares.

“Independente de quem seja o proprietário, o Campo do Bode é uma área de preservação ambiental quem quer que ocupe o espaço tem que respeitar as determinações da nossa legislação ambiental”.

Benvides, que se declara um cidadão ambientalista, observou que o terreno foi completamente cercado, e que apenas uma pequena área parece ter sido preservada.

Estima-se que cerca de quatro hectares (que corresponde a 40.000 m²) já foram completamente desmatados por máquinas, que empilham as árvores e as plantas retiradas do solo. Também há bastante lixo no local.

A partir das informações fornecidas pela Prefeitura, Lúdio vai estudar a possibilidade de apresentar uma denúncia ao Ministério Público.

Assessoria de Gabinete