05/10/2011
Dutrinha é patrimônio do município de Cuiabá
Arquivo Secom-MT

O estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, é oficialmente patrimônio do município de Cuiabá. A solenidade de entrega do estádio, pela Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) a prefeitura da capital, foi realiza na manhã desta sexta-feira (30/09).  O prefeito Francisco Galindo recebeu o Dutrinha oficialmente das mãos do presidente da  FMF, Carlos Orione.

Francisco Galindo declarou ser esta uma data histórica para Cuiabá. “Agora podemos falar com muita felicidade, até gritar: o Dutrinha é nosso. O Dutrinha é de Cuiabá”, comemorou o prefeito.
A prefeitura pagou, para a FMF, o valor de R$ 3,5 milhões pela desapropriação, sendo que um milhão foram para pagamento das dívidas que o estádio possuía. “Começamos a negociação com R$ 5 milhões e conseguimos fechar em R$ 3,5 milhões, sendo que deste total já conseguimos pagar R$ 2 milhões. Até o final deste ano, vamos quitar esta negociação”, disse  Francisco Galindo.

O prefeito explicou que agora, como patrimônio público, o Dutrinha poderá receber recursos  do município, do estado e até recursos federias para sua reforma. O estádio será um Centro de Treinamento (CT) reserva para os times que jogarão a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. “Estamos negociando com a Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa de 2014). Vamos agora reformar, ampliar e preparar o estádio para o Mundial”.

O presidente da FMF, Carlos Orione, declarou estar realizando um sonho acalentado por 30 anos. “Este é um dia de glória. Há 30 anos tenho lutado para isso, buscando com todos os governantes. O prefeito Chico Galindo está concretizando este desejo. Sabemos que agora, somente coisas boas vão acontecer para o estádio, que poderá voltar a ser o glorioso Dutrinha dos velhos tempos”.

O decreto que promoveu a desapropriação do Dutrinha foi assinado em julho deste ano, pelo presidente da Câmara de Cuiabá, Júlio Pinheiro, que na ocasião estava como prefeito em exercício de Cuiabá. Na ocasião, Júlio Pinheiro explicou que a desapropriação visa preservar o Dutrinha, que era alvo de disputa judicial entre a FMF e seus credores. “Havia uma grande demanda judicial sobre o estádio, inclusive com o Dutrinha indo a leilão. Se não tivéssemos cuidado, daqui a um tempo o estádio poderia não existir mais”.

Na solenidade de hoje, o presidente da Câmara destacou que a “duras penas” a FMF vinha mantendo o estádio. “O Dutrinha agora é patrimônio do povo”, explicou Pinheiro.

A Prefeitura tem a intenção de tornar o estádio rentável, ao ponto de sustentar as suas despesas e ainda sobrar para outros investimentos. “É o modelo de gestão atual em todo o mundo. Estamos desenhando o projeto de como isto será feito. O estádio tem que ser auto-sustentável para não gerar despesas para o município”, explicou o prefeito.

O campo de futebol do Dutrinha tem medidas oficiais - 110 x 75 metros - e o gramado está em perfeito estado de conservação, graças a uma parceria com o Cuiabá Esporte Clube. Nos fundos, em frente à Rua 13 de Junho, existe outro grande terreno, que será murado e transformado em estacionamento.

Muito concorrida, a solenidade contou com a presença de esportistas e presidentes de clubes de futebol. Presente também o deputado Emanuel Pinheiro, que, quando vereador por Cuiabá, foi autor da Lei Municipal 2.761 de 25/05/1990, que declarou o tombamento do Dutrinha como “Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT", como forma de preservá-lo.

Também participaram da solenidade os vereadores Adevair Cabral, Clovito, Misael Galvão, Antônio Fernandes e Arnaldo Penha, além dos secretários Municipais de Cuiabá, Bosco Cruz (Esporte e Cidadania), Silvio Fidelis (Governo), Moises Antunes (Chefe de Gabinete do Prefeito), Dilemário  Alencar (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), Karla Lavrati (Planejamento), Lécio Monteiro (Infraestrutura), Mauro Cid (Comunicação) e Fernando Biral (Procuradoria Geral).

História

O estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, está localizado na Rua Joaquim Murtinho - Praça Benjamin Constant, no bairro Porto, em Cuiabá. O estádio foi declarado "Tombado como Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT", pela Lei Municipal 2.761 de 25/05/1990, de autoria do então vereador Emanuel Pinheiro, como forma de preservá-lo.

Construído em 1952, o Dutrinha foi o segundo estádio de Cuiabá (o primeiro foi o "Estádio do Comércio", hoje nos fundos do Colégio Liceu Cuiabano). O estádio foi o principal palco do futebol matogrossense até a inauguração do Verdão, em 1976. O Dutrinha é o local de maior identificação do Mixto Esporte Clube, que ali viveu grandes momentos de sua história. A característica mais marcante do "velho" Dutrinha é a proximidade da torcida com os jogadores em campo.

A doação do terreno onde foi construído o Dutrinha, uma área de 25.650m2, foi feita pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, através do Prefeito Leonel Hugueney, à Federação Matogrossense de Desportos - FMD (antigo nome da Federação Matogrossense de Futebol - FMF).

Existem relatos ou boatos que o Presidente Dutra esteve em Cuiabá em 1952, para a inauguração do estádio, e constatando que o imóvel não fora construído conforme previsto no projeto, um Mini-Maracanã, recusou-se a inaugurá-lo, retornando imediatamente para o Rio de Janeiro (a então capital brasileira).

Assessoria de Gabinete