10/10/2011
Vereador homenageia família de Hermínia Gomes Lino com Moção de Pesar
Luiz Alves

Familiares da Hermínia Gomes Lino (in memoriam) receberam, com alegria, das mãos do vereador Pastor Washington Barbosa (PRB), Moção de Pesar, em homenagem à história de vida da anciã, de família tradicional cuiabana, que tanto colaborou para o desenvolvimento de Cuiabá. A entrega da moção ocorreu na ultima quinta-feira (06/10) no Legislativo Municipal.

Para o vereador republicano, é de extrema importância traduzir, através de uma homenagem, a alegria em poder deixar registrada, na história da Câmara de Cuiabá, a carreira de uma personalidade que transmitiu, ao longo dos seus 94 anos, os predicados de fé, dignidade, humildade.

Com raízes no bairro Dom Aquino, um dos mais tradicionais da Capital, dona Hermínia Lino, em vida, demonstrou o seu comprometimento com as causas sociais, aos seus nove filhos, 59 netos, 66 bisnetos e outros 12 tataranetos.

“A população precisa conhecer exemplos de vida, como a da senhora Hermínia Gomes Lino. Reconhecemos o seu importante papel perante esta terra, por isso expressamos neste momento de perda e dor o sentimento de solidariedade com a família, externando o sentimento para toda comunidade”, argumentou Washington Barbosa.

Ademir Reis de Almeida Lino, filho dela, ressaltou a importância da homenagem concedida pelo vereador à família. “Com grande honra recebemos esta Moção de Pesar, simbolizando toda a história de uma família tradicional. É muito significante, agradeço pelo reconhecimento”, observou um dos filhos de Hermínia Gomes Lino.

Moção de Pesar pelo falecimento de Hermínia Gomes Lino ocorrido em 26 de setembro de 2011

Hermínia Gomes Lino, filha de Dimas Gomes Pedroso e Edwirge Pedroso da Silva, foi casada com Candido Almeida Lino (ex-vereador por Cuiabá). Ambos oriundos de pais exemplares, que constituíram uma família alicerçada nos princípios do amor, da moralidade, do bom exemplo, sendo respeitados e queridos por todos.

Da união matrimonial entre Hermínia Gomes Lino e Candido Almeida Lino, nasceram nove filhos, 57 (cinquenta e sete) netos, 66 (sessenta e seis) bisnetos e 12 tataranetos.

Para Washington Barbosa, assim, como o espelho reflete nossa fisionomia, dona Hermínia, foi o reflexo da família, deixando-nos o modelo de vida a seguir e um exemplo a imitar. Mesmo diante da dor física, esta mulher guerreira, sorria transmitindo paz e serenidade, pois rezava o terço e orava a Deus.

“Aos familiares, o nosso fraternal abraço com votos de pesar, desejamos que a paz e a felicidade, continue reinando no meio de todos, para que nossa querida Hermínia, descanse em paz”,  disse Pastor Washington. Ele entende que sua partida deixou de luto a sociedade cuiabana e uma lacuna muito grande no seio da família e de seus amigos.

Adrielle Piovezan