Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
18/10/2011
Câmara de Cuiabá vê avanço em Silval Barbosa assumir rédeas das obras da Copa do Pantanal

A decisão do governador Silval Barbosa (PMDB), de avocar para si a responsabilidade pelo andamento e prazos das obras da Copa do Pantanal de 2014, foi vista como “um importante avanço político” pela Mesa Diretora e Comissão Especial da Câmara de Cuiabá. As obras de mobilidade urbana e do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, segundo o presidente da Casa, vereador Júlio Pinheiro (PTB), são as que mais preocupam a sociedade mato-grossense.

Júlio Pinheiro afirma que existe, sim, no seio da população. o medo de que “Cuiabá não faça um bom papel”, como sede do Mundial de 2014. Ele cita como exemplo as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cujos especialistas apontam necessidade de 30 meses para ficar pronta, mas sequer foi licitada.

Pinheiro entende que Silval e, por extensão, a Assembléia Legislativa, acertaram ao extinguir a Agência de Executora das Obas da Copa (Agecopa) para pôr fim à “fogeira de vaidades” que supostamente dominava o ambiente da autarquia. “De fato, isso gerava uma apreensão de todos os homens públicos que amam Cuiabá e, com a decisão do governador Silval de assumir o comando, gera uma certa tranqüilidade na Câmara Municipal”, pondera o presidente do Poder Legislativo.

Considerado um dos principais desportivas do Palácio Paschoal Moreira Cabral, o segundo secretário da Câmara, vereador Professor Néviton Moraes (PRTB), destaca que a cidade deve ficar com um legado importante da Copa do Pantanal, em especial em obras estruturantes. “Esperamos que tudo que foi projetado, enfim, seja executado, pelo bem da nossa Capital. Isso porque existe o temor real de que o único legado da sede da Copa do Brasil seja apenas a Arena do Verdão”,  pondera Néviton de Moraes.

Com a decisão de Silva ser o “tocador de obras” da Copa do Pantanal, na avaliação do segundo secretário da Câmara Municipal, a tendência é de que sejam acelerados os investimentos. “Muita coisa que ainda está apenas no papel deve ser colocada em prática, com urgência”, justifica Professor Néviton.

O vice-presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Copa do Pantanal de 2014 na Câmara Municipal, vereador Pastor Washington Barbosa (PRB), adverte que o tempo está cada vez mais exíguo e que muita coisa está exclusivamente na prancheta. Ele reclamou que, quando existia a Agecopa, a Comissão tinha dificuldades em obter informações precisas.

“Creio que, agora, com dialogando diretamente com o governo, tenhamos melhor interlocução”, observa Washington Barbosa. Na próxima semana, a Comissão fará pelo menos três visitas a obras da Copa do Pantanal, inclusive à Arena do Verdão e à duplicação da Ponte Mário Andreazza, na Avenida Helder Cândia, que liga a Capital a Várzea Grande.

Ronalo Pacheco



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo
16/04 - Mário Nadaf entrega honrarias em cerimônia realizada na Câmara
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.