23/08/2007
Prefeito aplaude projeto do “Sirirão”
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Sessão Solene alusiva ao Dia do Siriri
O prefeito Wilson Santos manifestou entusiasmo com a exibição do projeto do “Sirirão”, uma arena de eventos para realização do "Festival do Siriri", que já está na sexta edição. Satisfeito com a proposta do vereador Francisco Vuolo (PR) apresentada durante sessão solene alusiva ao Dia do Siriri (21 de Agosto). O prefeito vai estudar a possibilidade da doação de uma área na região do porto para a construção do prédio. O evento contou com a participação de representantes dos grupos dos grupos de siriri e cururu, de órgãos públicos ligados à cultura.

Idealizador do projeto, o vereador e ex-secretário de cultura de Cuiabá, disse que o “Sirirão” terá capacidade para abrigar um público de seis mil pessoas durante os eventos e toda infra-estrutura para atender as necessidades dos grupos culturais. A primeira edição do festival contou com a participação de cinco grupos, hoje são 30 e com possibilidade de expansão.

Promovido pela prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, o festival faz parte do Programa Cuiabá Cidade Arte e os investimentos que saltaram de R$ 19 para 700 mil reais. Durante a realização do 6º Festival de Siriri e Cururu ocorre ainda, o 2º Festival Gastronômico- Sabor & Arte.

Na condição de ex-dirigente da pasta da Cultura do município, Francisco Vuolo lembrou que a população e a comunidade envolvida com a cultura sabe que tudo começou na administração Roberto França. Hoje o evento recebe cerca de 30 mil pessoas durante os três dias de apresentações, uma espetáculo de arte, cores, formas, danças e gastronomia.

A proposta do vereador recebeu elogios de representantes do setor. Durante a sessão solene realizada na Câmara Municipal de Cuiabá a presidente da Federação Mato-grossense de Siriri e Cururu, Domingas Leonor ressaltou a importância do trabalho do parlamentar que já beneficiou muito os grupos locais. O Secretário de Cultura, Mário Olímpio lembrou que a tradição regional ganha novos rumos, atravessa as fronteiras fica mais colorida e pode ser considerada uma referência.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro