21/10/2011
Ensino público de Cuiabá passa por “revolução silenciosa”, com tecnologia, afirma Néviton
Luiz Alves

Em menos de uma década, o trabalho iniciado em 2010 deverá começar a render frutos na melhoria de qualidade do ensino público de Cuiabá. A projeção partiu do segundo secretário da Câmara de Cuiabá, vereador Professor Neviton Moraes (PTB), para demonstrar sua confiança no ‘Programa Caminho da Escola’ e no ‘Programa um Computador por Aluno’ (Prouca).

“Quando todos os alunos estiverem com computador em casa, podendo pesquisar e se aprimorar com maior eficácia, sem dúvida, a educação de Cuiabá terá um avanço significativo”, projeta Professor Néviton, ao elogiar a determinação do prefeito Chico Galindo Filho (PTB) de priorizar investimentos em educação.
“A melhoria da qualidade do ensino público passa pela inclusão digital, uma vez que irá propiciar a universalização do uso de tecnologias da informação e da comunicação, aumentando com isso a permanência e o crescimento dos alunos da educação básica”, observa o segundo secretário da Câmara Municipal, que possui mais de duas décadas  de experiência na rede pública.

O parlamentar petebista foi um dos relatores do projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a contratar empréstimos R$ 12,7 milhões junto ao Banco do Brasil, para os dois programas.
Do total do empréstimo a ser contraído pela Prefeitura de Cuiabá, cerca de R$ 8 milhões serão investidos na aquisição de computadores portáteis, com conteúdos pedagógicos, para alunos da rede pública de educação básica, conforme determina o Proauca.

“Creio que isso vai produzir uma nova geração de adolescentes e, depois, adultos com conhecimento cibernético capaz de melhorar a vida das pessoas”, aponta o vereador petebista.
Professor Néviton lembra que outros R$ 4,7 milhões serão aplicados na compra de ônibus, micro-ônibus e embarcações de transporte escolar para atender, prioritariamente, os estudantes da zona rural. Essas aquisições terão como âmbito o Programa Caminho da Escola.

Néviton Moraes ressalta que a Prefeitura de Cuiabá vai comprar ônibus não só para atender o transporte dos alunos da zona rural para a escola, mas, também, poderão ser utilizados para o desenvolvimento de atividades extraclasses, como, por exemplo, visitas a museus, zoológicos, eventos culturais e esportivos.

Ronaldo Pacheco