28/10/2011
Lueci Ramos solicita serviços de manutenção para o Morro da Luz
Secom CâmaraCbá - Luiz Alves
Vereadora Lueci Ramos

Localizado na área central de Cuiabá e considerado um dos pontos turísticos da cidade, o Morro da Luz encontra-se em estado de abandono, precisando de manutenção em suas escadas e muretas formadas por 115 degraus e nos postes de iluminação. A informação é da vereadora Lueci Ramos (PSDB), que requereu da Prefeitura Municipal reparos urgentes no local, por meio de indicação apresentada no plenário da Câmara.

Por trata-se de patrimônio histórico que precisa ser preservado, a vereadora ainda solicitou do município a restauração dos postes antigos de iluminação do Morro da Luz. “Os postes estão ornamentando esse ponto turístico da cidade, porém encontra-se depredados por vândalos, daí a necessidade de restauração para preservar a memória da nossa cidade”, afirmou Lueci Ramos.

O Morro da Luz recebeu esse nome na década de 40, quando foi instalada no local uma empresa de energia, hoje, denominada de Rede Cemat. No entanto, o morro existe desde a fundação de Cuiabá em 1719, inclusive, sendo um importante ponto de encontro da sociedade cuiabana. Com sua vegetação típica do cerrado e árvores centenárias, o Morro da Luz é considerado o pulmão da área central de Cuiabá, pois o seu verde serve de alivio ao calor cuiabano.

Diante dessa rica história, a vereadora Lueci lamenta a situação de abandono em que se encontra o Morro da Luz, principalmente, porque afasta qualquer possibilidade de ser freqüentado por turistas e mesmo por moradores. “É um importante ponto turístico na cidade que precisa manter-se conservado”, disse a parlamentar.

Lueci Ramos ainda apresentou outras 20 indicações que contemplam diversas comunidades de Cuiabá, como é o caso dos bairros Novo Horizonte, Grande Terceiro, Planalto, Pedra 90, CPA, Serra Dourada, Parque Residencial, Dr. Fábio II e Centro. Entre os serviços solicitados destacam-se: operação tapa buracos, limpeza de boca de lobo, pavimentação asfáltica, limpeza de córrego e terreno, instalação de redutores de velocidades e poda de árvore.

Alice Matos