11/11/2011
Toninho de Souza critica modelo implantado por secretário de Saúde
O vereador Toninho de Souza (PSD) condenou a forma como os pacientes estão sendo tratados ao procurar atendimento no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). O parlamentar usou a tribuna da Câmara Municipal na sessão desta quinta-feira (10-11) para repreender o atual secretário municipal de Saúde Lamartine Godoi sobre a burocracia implantada para atender a população que, antes de ser atendida no PSMC, precisa passar primeiro por uma das policlínicas da capital do Estado. Diante do atual quadro, o parlamentar ressalta que há uma grande discriminação por parte do atual secretário com o povo cuiabano. "O atual sistema implantado pelo secretário de Saúde de Cuiabá não prioriza a vida. Quem está passando mal, precisando de atendimento urgente, não tem como passar primeiro por uma policlínica. Isso é uma grande inversão de valores, pois o Pronto Socorro precisa estar com suas portas abertas à população, em especial, aquela que precisa e usa o Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário precisa urgentemente rever este sistema. Esse modelo de gestão está longe de ser moderno, precisa é humanizar o atendimento no Pronto Socorro", disse Toninho de Souza. O vereador denunciou que centenas de pacientes estão sendo recusados quando chegam ao Pronto Socorro em busca de atendimento, tudo isso por conta do modelo implantado por Lamartine Godoi. "Se as policlínicas já não contam com uma boa estrutura de atendimento, como mandar pacientes para lá antes de ir ao Pronto Socorro! Isso não existe, é situação absurda. Esse modelo equivocado precisa ser revisto o mais rápido possível antes que pessoas começam a morrer na porta do Pronto Socorro", protestou o parlamentar, que recebeu apoio de outros parlamentares como o vereador e médico Lúdio Cabral (PT), Domingos Sávio (PMDB), Arnaldo Penha (PMDB) e Clovito Hugueney (PTB).

Assessoria de Gabinete