16/12/2011
Câmara encerra ano legislativo atingindo objetivos
Anderson dos Santos
A Câmara Municipal de Cuiabá encerrou as atividades parlamentares de 2011 nesta quinta-feira (15). Para o presidente da Casa, vereador Júlio Pinheiro (PTB), o legislativo cuiabano vem cumprindo com seus objetivos de legislar em prol da sociedade.

A atual Mesa Diretora, que tomou posse início do ano, realizou uma séria de ações que entraram para a história da Câmara Municipal, como a realização do concurso público, além de trabalhar com austeridade administrativa, devolvendo R$ 1.5 milhão aos cofres do município.

“Desde que tomamos posse, estamos trabalhando para cumprir com nossos compromissos. Ainda há muita coisa para ser feita, porém a Câmara está mais próxima do cidadão, os servidores da Casa estão sendo valorizados, com a aprovação de projetos de reposição salarial. E também realizamos o concurso público, outra importante ação da atual Mesa Diretora. Encerramos o ano, com a certeza de que todos os vereadores estão empenhados em trabalhar pela nossa cidade”, afirma o presidente da Câmara.

Júlio Pinheiro destaca ainda que a Câmara foi palco de importantes debates que irão melhorar a vida população. “As obras da Copa, a concessão do serviço público de água e esgoto de Cuiabá, a doação de área para a construção do novo shopping popular foram alguns dos temas debatidos em plenário”, acrescentou.

O trabalho legislativo da Casa também foi considerado de forma positiva para Júlio Pinheiro. Durante o ano, foram apresentados 187 Projetos de Lei, 47 Projetos de Lei Complementares do Executivo, 82 Emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA). As Indicações à prefeitura somam-se 15.414, além de 2.435 Moções, 109 Requerimentos, 25 Audiências Públicas. Conforme determina o Regimento Interno, a Câmara realizou 82 Sessões Ordinárias.

Dentre os projetos que viraram lei está o que determina a substituição da tradicional sacola plástica por embalagens biodegradáveis em Cuiabá. A lei é de autoria do presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro. Do vereador Everton Pop (PSD), foi aprovado o projeto que prevê a construção de bicicletários em locais públicos da Capital.

Andréia Cruz