Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
10/09/2007
Projeto prevê fornecimento de filtro solar para portadores de doenças de pele
Os portadores de fotodermatoses, doenças de pele causadas ou agravadas pela exposição ao sol poderão ter direito a receber o filtro de proteção solar nas farmácias das unidades do Sistema Único de Saúde em Cuiabá. É o que prevê projeto de lei de autoria do vereador petista Lúdio Cabral.

O projeto determina que, para acessar ao produto, as pessoas portadoras das popularmente conhecidas “doenças de pele” deverão cadastrar-se junto à farmácia da unidade de saúde onde faz o acompanhamento e apresentar declaração assinada pelo Dermatologista responsável pelo tratamento. A declaração deve conter, além do nome da pessoa, o código do CID- Classificação Internacional da Doença, o tempo de tratamento prescrito e tipo do filtro solar a ser utilizado. Segundo a proposta, as farmácias deverão fornecer Filtro com Fator de Proteção Solar (FPS) de 30 a mais, que ofereçam proteção completa aos raios ultravioleta A (UV-A) e ultravioleta B (UV-B).

“Essa é uma medida a ser adotada urgentemente. O filtro solar precisa ser encarado como uma ferramenta para saúde da pele, ainda mais na realidade aqui de Cuiabá onde a incidência de exposição solar traz muitos danos e sofrimento às pessoas, principalmente as que já sofrem com esse tipo de doença”, afirma Lúdio.

Dados recentes do instituto nacional de Pesquisas Espacial (INPE) revelam que Cuiabá tem registrado altos índices de radiação ultravioleta do tipo B (UV_B). Em 18 de agosto de 2007 o Instituto registrou um índice de 9,4 desse tipo de radiação. As previsões do instituto apontam para um aumento preocupante desse índice no mês de outubro que pode chegar a 13 pontos. A escala de radiação varia de o (zero) aos extremos (16 pontos).

Segundo a dermatologista Alessandra Figueiredo, a radiação ultravioleta tipo B, pode causar alterações químicas e na estrutura dos tecidos. Essas alterações são responsáveis por problemas como envelhecimento precoce, fotoalergias, queimaduras e o câncer de pele.

Assessoria: Gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.