01/03/2012
Diretor dos Correios poderá ser convocado pela Câmara Municipal
Luiz Alves
A Câmara Municipal de Cuiabá pretende convocar o Diretor Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Nilton Nascimento, para tratar de assuntos referentes à regularização do Código de Endereçamento Postal (CEP) e outros serviços, em determinados bairros de Cuiabá. A proposição do requerimento para debater o assunto foi apresentada ao Plenário da Casa, nesta quinta-feira (01/03), pelo vereador Misael Galvão (PR).

Misael cita que vários bairros da Capital não estão recebendo correspondências e encomendas, as quais são previamente pagas pelos cidadãos. “Esperamos que ele traga soluções e passe a efetivar este serviço”, diz o parlamentar.

Em consonância com o requerimento, o vereador Domingos Sávio (PMDB) sugere a criação de uma Comissão Parlamentar para se deslocar à superintendência do Órgão para abordar essa questão. Sávio relembra que, em audiência passada, o diretor Nilton já havia alegado falta de pessoal (carteiros) para atender toda a demanda na Capital.

Galvão reforça que, se a instituição fará – ou fez – concurso para contratação de mão-de-obra para atender essa finalidade, trata-se de um assunto interno de sua responsabilidade, e a população não pode ser penalizada por isso.

Conforme dados, em Cuiabá, a população de 50 bairros ainda não recebe suas correspondências, obrigando milhares de pessoas a irem buscar cartas e encomendas em postos distantes dos Correios. Elas devem recorrer aos chamados “Serviços de Posta Restante”, um setor criado nas agências para armazenar as cartas e encomendas das comunidades desassistidas pela ECT.

Muitos moradores têm reclamado constantemente que estão tendo gastos extras com transporte para buscar suas correspondências nas agências dos correios. Muitos deles não entendem a razão pela qual recebem em seus endereços apenas faturas de contas diversas, mas não suas encomendas e cartas.

A alternativa, para muitos, é utilizar o endereço de parentes e amigos para, até mesmo, preencher algum Cadastro Eletrônico, que não é concluído sem que haja a informação de um CEP válido.

Quando buscam informações junto à ECT, os populares recebem o argumento de que seu bairro não está oficialmente reconhecido. Em relação às Contas a Pagar, o Procon alerta que o devedor sabe que tem aquela dívida, então ele tem que saber o que precisa ser pago e em que data. Se o boleto de pagamento não chegou, o consumidor tem que entrar em contato com a empresa e pedir uma segunda via por fax, e-mail ou pelo número do código de barras. Se não fizer isso, terá que arcar com os juros da inadimplência.

Entretanto, se o consumidor não conseguir falar com o 0800/SAC do fornecedor e, por isso, não puder pagar a conta, deve reclamar no Procon para que o órgão interceda junto à empresa no cancelamento do pagamento da multa e dos juros.

Tapaiúna Fraga