01/03/2007
Adaptações serão necessárias para evitar assédio em ônibus
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Vereador Deucimar Silva
Para acabar com o assédio sexual dentro dos ônibus nos horário de pico na Capital, o vereador Deucimar Aparecido da Silva (PFL) apresentou na Câmara Municipal de Cuiabá um projeto de lei que obriga as empresas de transporte coletivo a reservar todos os assentos do lado esquerdo para as mulheres de todas as idades.

Pelo projeto, a reserva de bancos ocorrerá das 6 horas até as 8h30min. No final da manhã, o período que compreende entre 11h30min e 13h30min. No final da tarde, entre 17h30min e 20h30min. As mulheres, no entanto, não ficam impedidas de sentar-se nos bancos da outra fileira.

Dados estatísticos das empresas de ônibus apontam que mais de 50% dos usuários são mulheres, mães de família que em muitos casos exercem dupla jornada. Dentro dos coletivos acabam sofrendo assédio por parte dos homens que aproveitam o grande número de passageiros para “encostar nas mulheres”.

"É o mínimo que podemos oferecer as mulheres de Cuiabá. É o reconhecimento, o respeito e melhor qualidade de vida. O projeto garante o direito de ir e vir no transporte coletivo com dignidade e respeito que merecem. Na verdade, a lei beneficiará as mulheres de Várzea Grande", ressalta Deucimar.

O vereador lembra que capitais como Rio de Janeiro já aprovou a lei implantada com sucesso no metrô. "A população daquele Estado aprovou e com muito sucesso. O mesmo ocorrerá aqui", assinala

Assessoria: Gabinete