Início
NOTÍCIAS
21/03/2012
Ministério Público instaura inquérito para investigar ausência de cobradores nos ônibus da Capital
O Ministério Público Estadual instaura inquérito civil para apuração dos fatos referente à ausência dos cobradores nos ônibus da capital. As queixas por parte dos usuários do Transporte coletivo da Capital foram levantadas no plenário municipal, há aproximadamente um mês, pelo vice-presidente da Câmara, Vereador Arnaldo Penha (PMDB).

As denúncias foram pautadas em relatos como o da cadeirante Eumara do Carmo, que passa horas aguardando o ônibus que tenha o elevador que possibilita sua entrada.  “Algumas vezes o motorista propõe a ajudar, mas conta com apoio do cobrador, agora na ausência deles acabam passando direto e fico horas aguardando no ponto”, denuncia.

Penha encampou esta luta, pois tem recebido varias denúncias, principalmente de moradores das regiões periféricas de Cuiabá. “O que dá a entender é que esta mudança vem ocorrendo de forma velada, tendo inicio nas regiões mais carente de nossa Capital”, diz.
Durante a sessão de terça (20), o vice-presidente informou o recebimento do requerimento, assinado pelo promotor de justiça Ezequiel Borges, solicitando o envio dos vídeos e denuncias dos usuários de coletivos.

O projeto que pretende excluir a imagem do cobrador e incentivar o usuário dos transportes coletivos da Capital a usar cartões eletrônicos tem causado muito transtorno aos passageiros. O que fica em destaque é o acúmulo de função para o motorista, o desemprego para o cobrador, aumento nas deficiências de atendimento no transporte, o atraso no cumprimento do itinerário e risco a integridade de passageiros, motoristas e pedestres que circulam pela cidade.

“A cidade está passando por transformações que visam à chegada da Copa, mas infelizmente nossas frotas de transportes coletivos deixam muito a desejar, estão sucateadas, nos horários de pico motoristas e passageiros têm que enfrentar a superlotação, calor a pouca visibilidade do condutor em decorrência do numero de pessoas que se encontram dentro do ônibus e são em situações como no auxilio a idosos e deficientes é que a figura do cobrador se torna indispensável”, aponta Penha.

No próximo dia 10 de abril peemedebista em parceria com a vereadora Lueci Ramos (PSDB) realizará uma audiência pública para coletar dados e formalizar as reclamações referentes à implantação do sistema de transporte da Capital.

Assessoria de Gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
07/07 - Bazar Delas pra Elas é realizado na na Praça Moreira Cabral até esta sexta
06/07 - Vereador destaca trabalhos realizados em 18 meses de mandato
06/07 - Câmara realiza segunda audiência pública para debater a LDO 2023
05/07 - Vereador do partido Republicanos realiza indicações para diversos bairros da capital
05/07 - Vilma Barros é empossada vereadora por Cuiabá durante licença de Kássio Coelho
05/07 - Câmara aprova projetos e pareceres na sessão desta terça-feira
05/07 - Vereador é convidado a representar a classe de trabalhadores técnicos da educação
04/07 - Audiência Pública debate Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023
04/07 - Vereador realiza sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro Militar
01/07 - Secretaria de Ações Institucionais realiza reunião para debater inclusão, direitos humanos e diversidade
01/07 - O Papa e Santo João Paulo II recebeu título de Cidadão Cuiabano em 1991
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.