03/04/2012
Artesãos expõem seus trabalhos na Câmara
Luiz Alves
Exposição de artesanato na Câmara de Cuiabá
Quem adentrar ao saguão da Câmara Municipal de Cuiabá nesta terça e quarta-feira (03 e 04) poderá apreciar algumas exposições artísticas e culturais que foram organizadas pela Secretaria de Cultura e Resgate Histórico da Casa de Leis.
De autoria de Yusuf  Dogan, 11 belas esculturas em mármore, cristal branco e pedra calcítica representam elementos da cultura cuiabana e mato-grossense. Entre os símbolos imortalizados no minério, figuram a Viola de Cocho, a Canoa Cuiabana, o Peixe (Jaú) e a famosa Maria Taquara.

O escultor Dogan, turco de origem, reside há 30 anos na capital mato-grossense e já se considera cuiabano. Faz questão de frisar que já dispensou diversos chamamentos de amigos e parentes para se mudar daqui. Seu ateliê fica no bairro Altos do Coxipó (região sul de Cuiabá). Lá, desenvolve suas obras que, em média, levam 20 dias para serem confeccionadas. Para fazer este serviço, ele utiliza máquina serra-mármore, martelo, talhadeira e lixa.

Dogan entende que é de grande importância esse tipo de apoio à divulgação artística e cultural, que pode oportunizar a expansão dos trabalhos para outras localidades e mercados consumidores.

Aos apreciadores de bordados em ponto cruz, vale a pena conferir os trabalhos manuais de Dinazara Gutierrez, que valorizam sobremaneira os utensílios de cama, mesa e banho e de cozinha em geral.
A artesã expõe diversos artefatos de grande beleza, que abordam temas variados. Seus bordados são muito procurados por turistas de outros estados e também do exterior, principalmente quando visitam a bela Chapada dos Guimarães, onde sempre expõe seus produtos.

Dinazara reside há 39 anos em Cuiabá, e é oriunda do sul do país. Conta que aprendeu a bordar e tricotar em razão do frio daquela região, fazendo cachecóis e blusas de lã. Posteriormente, resolveu aperfeiçoar este trabalho com finalidades profissional e terapêutica. Basicamente, ela produz artigos de pequeno e médio porte, já que este tipo de trabalho manual demanda muito tempo para a conclusão uma única peça.

Outro trabalho que envolveu a atenção de alunos em visita ao Legislativo Municipal, nesta terça-feira (03), foi a declamação de poesias por Luciene Carvalho, realçada pela percussão de Raul Lázaro. Corumbaense de nascimento, Luciene recebeu desta Câmara de Vereadores o Título de Cidadania Cuiabana. A artista faz jus a esta honraria, expressando a temática regional em suas obras, as quais nos chamam a atenção para a necessidade da preservação dos “quintais cuiabanos” e de seus “calendários poéticos”.

Luciene retratou a tradição cuiabana em seus livros: Cururu e Siriri do Rio Abaixo, Porto e Insânia.
Uma das poesias estampadas na sua criação “Quietudes e Quintais” – Fevereiro – resume este sentimento de nostalgia e amor a Cuiabá:

“Roubaram nossos quintais.
Uns viraram cimento
Outros estacionamento
Outros, ninguém lembra mais.
Junto com eles,
Roubaram nossa cultura.
Às vezes, a gente procura
E não encontra remédio.
Nossa história virou prédio,
Tarumã virou carvão
Ainda há tempo,
Cuiabá, para um momento...
Lembra?! O nosso sentimento
Também mora em nosso chão.

Tapaiúna Fraga