05/04/2012
Câmara de Cuiabá aprova aumento salarial de servidores do município
Luiz Alves
“Agradeço a todos os vereadores presentes, pelo compromisso e empenho. Aos funcionários desta Casa, que apesar de terem o ponto facultativo, vieram prestigiar e dar suporte aos vereadores. E, muito obrigado aos servidores do Executivo, por acreditarem não só na Mesa Diretora, mas em todos os vereadores”. Com estes agradecimentos, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), encerrou a sessão extraordinária desta quinta-feira (05).

A sessão, que havia se iniciado às 10 horas da manhã, se estendeu até o início da tarde devido a diversas tentativas de negociação entre a Prefeitura de Cuiabá e os seus servidores, de nível superior. A mediação nas negociações, protagonizada pela Câmara de Cuiabá, se iniciou no dia anterior, quando já havia uma expectativa de votação da matéria, mas a mesma não foi enviada a Casa em tempo hábil.

Uma nova sessão foi marcada para hoje e após a mediação entre a categoria e a Prefeitura, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar n˚180, 2012, que dispõe sobre o reajuste aos servidores de nível superior das áreas finalística, instrumental e estratégica do Executivo Municipal. A aprovação representa um reajuste salarial na ordem de 10%, atendendo a 264 servidores que ainda não estavam contemplados em Planos de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) específicos.

O presidente da Comissão de Constituição de Justiça, vereador Marcus Fabrício (PTB), que informou o parecer favorável a aprovação da lei, lembrou o empenho da Casa em prol dos servidores da prefeitura. “Temos que parabenizar, pois foi a Câmara Municipal, através da Mesa Diretora, capitaneada pelo seu presidente, que se reuniu várias vezes com o prefeito, com o empenho dos vereadores, para essa conquista”.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (Sispumc), Jaime Metelo comemorou, “valeu, toda luta com saldo positivo é vitoriosa”. Ele informou ainda, que a categoria, juntamente com os vereadores, assinaram um documento para ser entregue ao Executivo, marcando para o mês de novembro, pós período eleitoral, novas negociações para a conquista de outros direitos.
Durante a sessão extraordinária também foi aprovada a criação da Secretaria Municipal da Juventude.

Luciana Oliveira Pereira