11/04/2012
Adolescentes do projeto “Um Sonho a Mais” conhecem a Câmara
Luiz Alves
Adolescentes visitam a Câmara de Cuiabá

Cerca de 100 adolescentes do Projeto “Um Sonho a Mais”, mantido pela Prefeitura de Cuiabá, visitaram a Câmara Municipal nesta manhã (11). A visita faz parte de uma extensa programação, que inclui um “city tour” para oferecer as participantes do projeto um reconhecimento do patrimônio sócio-cultural da cidade.

As adolescentes, que tem entre 14 e 16 anos, foram escolhidas para integrar a primeira edição do projeto Um sonho a Mais, idealizado pela primeira dama do município, Norma Sueli Galindo. A iniciativa tem como meta garantir uma formação cidadã às meninas que se encontram em vulnerabilidade social. “Esse projeto é excelente, pois faz a inclusão social destas meninas, e isso fortalece a todos, mostrando a preocupação da administração com o lado social da nossa cidade”, declarou o vereador Arnaldo Penha (PMDB), vice-presidente da Câmara de Cuiabá.

Para ser escolhida, a adolescente deve fazer parte de um dos três programas sociais, Siminina, Pró-Jovem ou Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- Peti, que funcionam na Capital. Há cerca de quatro meses estas adolescentes vêm participando de oficinas sócio-educativas, trabalhando questões como a auto-estima, comportamento familiar, qualidade de vida, entre outros, que visam potencializar sua formação, melhorando suas relações familiares e acabando com a situação de vulnerabilidade.“Este projeto discute inteligência e cidadania e, a partir de agora, essas adolescentes farão a diferença nas suas comunidades”, comemorou Norma Galindo.

Cada adolescente já começou a atuar como voluntária em atividades de cunho social e humanitário, dentro da sua própria comunidade. Eveliyn Natália G. Fernandes, moradora do Bairro São Francisco, passa a atuar no Educa, auxiliando os professores da escola que freqüenta. “É mais que um sonho realizado. Ser escolhida foi algo inesperado, uma surpresa maravilhosa”, declarou a adolescente.

No próximo dia 24 de abril, as adolescentes farão uma apresentação cultural no Cine Teatro e, no dia 28, participarão de um Baile de Debutantes, como forma de encerrar as oficinas e comemorar a participação no projeto.

Luciana de Oliveira Pereira