Início
NOTÍCIAS
26/04/2012
Prefeitura de Cuiabá disponibiliza Ementário das Leis Municipais desde 1948 até 2011
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) de Cuiabá acaba de lançar a edição revisada e atualizada do Ementário da Legislação Municipal - 1948 a 2011. O documento organiza e disponibiliza para a sociedade todas as leis municipais já promulgadas na capital entre os anos de 1948 até 2011.

O documento está organizado por assunto, o qual apresenta a ementa de acordo com o ato legal e ordenados segundo os numerosos assuntos de que tratam: doação, permuta, desapropriação de áreas; denominação de próprios públicos; datas comemorativas; criação e extinção de órgãos; gerenciamento urbano; tributos; orçamento; etc.

O ementário é importante instrumento para todos os segmentos da sociedade cuiabana, no sentido de facilitar a consulta à legislação municipal existente.

A SMDU também está disponibilizando a edição 2010-2011 do Ementário da Legislação Municipal (volume XVI), que atualiza, sistematiza o arcabouço legal de normas existentes do Município de Cuiabá, referente aos anos citados, no formato de Ementário e ainda, classifica-o de acordo com o assunto a que estes se referem.

O trabalho de compilação da legislação municipal teve início no começo da década de 1990, a partir da necessidade de conhecer a base legal do município para a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, de 1992, pelo então IPDU (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano).

 “A vida na sociedade contemporânea precisa de providências que garantam o seu equilíbrio e isto demanda um adequado planejamento que deve ser efetivado por meio de normas jurídicas que encarnam a representação do interesse popular nas mais diferentes áreas de ação, seja no aspecto: social, tributário, saúde, administrativo, habitação, esporte, lazer, econômico, ambiental, etc., promovendo desta forma, uma sadia qualidade de vida e o bem-estar social para toda a coletividade”, justifica a equipe da SMDU.
 
O Ementário da Legislação Municipal tem duplo aspecto, por um lado reflete o espírito democrático dos legisladores incumbidos da elaboração das leis, alicerce da sociedade cuiabana, e por outro, é sem dúvida, importante documento de consulta, controle e gestão municipal, colocado à disposição da sociedade, permitindo a participação popular de forma concreta e efetiva em todos os setores, garantindo uma administração participativa.

Secom/Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
16/04 - Vereador Dr. Luiz Fernando propõe PL para tornar obrigatório o exame do quadril para recém-nascido
16/04 - Bairro Alvorada receberá serviço de cata-treco após indicação do vereador Sargento Joelson
16/04 - População pode opinar sobre PL do Estatuto da Igualdade Racial até maio
16/04 - Comissão discute ações de combate aos abusos e consumo de drogas lícitas e ilícitas por crianças e adolescentes
16/04 - Nota de pesar | Célio Fúrio
15/04 - Câmara prorroga regime de teletrabalho até 19 de abril
15/04 - Câmara autoriza Cuiabá a participar de consórcio intermunicipal de saúde
15/04 - Tratamento de pacientes oncológicos e combate à discriminação racial foram temas discutidos na Tribuna Livre
15/04 - Juca apresenta indicações de limpeza, manutenção de boca de lobo e iluminação pública para bairros de Cuiabá
15/04 - Emenda de Vidal pede celeridade em atendimento de pacientes suspeitos de TEA e Síndrome de Down
15/04 - Vereador apresenta diversas indicações em prol do Parque Atalaia
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.