11/05/2012
Beleza das orquídeas atrai pais e filhos à praça Paschoal Moreira Cabral
Luiz Alves

A exposição de orquídeas (ExpoMãe), montada na Praça Paschoal Moreira Cabral, já atraiu diversas famílias em busca do presente do Dia das Mães. A exposição é uma parceria da Câmara Municipal de Cuiabá, que disponibiliza a população flores com preços mais acessíveis, juntamente com o Orquidário Chapada dos Parecis.

A exposição, que começou ontem (10) e segue até o domingo (13) às 11 horas, oferece cerca de 20 espécies, representando 200 variedades de orquídeas. Na praça, para manter as condições ambientais das plantas e não prejudicar as floradas foi instalado um miniorquidário.

As flores agregam beleza e delicadeza, em nuances de cor rosa, amarela e até flores azuis, resultantes da aplicação de tinta na haste da planta. Os preços são variados, há mudas já floridas, a partir de R$10 reais, contudo o tipo que requer maior investimento é o Vanda, que chega a R$ 180 reais. Ela é importada e apesar de requerer mais água, ela é mais resistente do que as outras variedades, chegando a florir quatro vezes ao ano.

Segundo o proprietário do orquidário, Marcos José Koczkoday, a importação traz vantagens. “Trazemos muitas orquídeas da Tailândia, por ser um país quente, que se adapta ao nosso clima. São híbridos com cores novas a preços mais acessíveis, que trazem a vantagem de ter mais florações durante o ano, diferente das normalmente encontradas no mercado brasileiro”.
As orquídeas podem durar mais de 30 anos quando bem cultivadas e para isso, todos os produtos necessários ao seu cuidado, como adubos, vasos, substratos e fertilizantes, também estão disponíveis. A expectativa é que 1.2 mil orquídeas sejam comercializadas até o domingo.

Um orquidário foi instalado em Cuiabá, na avenida Afonso Pena, n° 920, bairro Quilombo, ao lado da Igreja Guadalupe. Os interessados podem buscar informações na filial, tanto sobre cultivo, como o tratamento contra fungos, bactérias e insetos, sempre em horário comercial.

Luciana Oliveira Pereira