Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
14/05/2012
Exposição na Câmara de Cuiabá faz viagem pelo mundo da música
Luiz Alves
Exposição de discos acontece até sexta-feira, no saguão da Câmara

A exposição “A evolução do Disco”, que começa hoje (14) e segue durante toda a semana no saguão da Câmara Municipal de Cuiabá é uma alusão ao Dia do Disco, comemorado em 20 de abril. A “viagem através do tempo” tem como objetivo mostrar a evolução na reprodução musical.

A trajetória do disco começa pelo Disco de 78 rotações ou Goma-Laca, utilizado na primeira metade do século XX; depois, substituído em fins da década de 40 pelo LP ou Long Play, que era o disco de 31 cm de diâmetro (conhecido também como Disco de 12 polegadas); o EP ou Extended Play de 17,5 cm, passando pelos CD´s, que definitivamente aboliram os ruídos, até o DVD de Áudio e o MP3 da atualidade.

Para contar como a música vem chegando aos nossos ouvidos, o evento também mostra antigos aparelhos e exemplares do disco de vinil. A Eletrola, de 1957, foi um marco, com rádio e TV acoplados. O gramofone, por exemplo, que para ser acionado precisava da manipulação de uma manivela, assim como um Toca-disco, muito utilizado nas festas dos anos 70, estão disponíveis para os visitantes.

Na exposição estão presentes ainda mais de 50 discos de vinil, de diferentes estilos musicais, assim como CD´s, representando a evolução digital do som. 

Luciana Oliveira Pereira



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.